O Google Meet é a plataforma de vídeoconferências da Google, anteriormente conhecida como Hangouts Meet. De forma a competir com o Zoom e Microsoft Teams, a Google anunciou que vai adicionar cancelamento de ruído à plataforma, uma função extremamente útil.
O diretor de produto do G Suite, Serge Lachapelle, criou um vídeo onde explica como irá funcionar e demonstra o cancelamento de ruído. A funcionalidade ainda está num modo algo experimental mas promete funcionar de forma eficaz.
Lachapelle explica que o cancelamento de ruído funciona através de aprendizagem, aprendendo a suprimir sons fora do padrão do discurso. Desta forma, sons como sacos, canetas, copos e manuseamento de objetos serão bloqueados. Adicionalmente, sons caseiros como vozes de crianças, animais de estimação e aparelhos domésticos como aspiradoras também serão suprimidos.
Contudo, ainda não é percetível como é que a função irá fazer distinção entre sons semelhantes, como, por exemplo a voz de uma criança ou a de um adulto a conversar na vídeo chamada.
Para tranquilizar os utilizadores acerca da privacidade, a Google afirma que existe encriptação ponta a ponta. Além disso, a remoção do ruído e supressão de sons é feita ao vivo durante as chamadas, sendo que nada é armazenado posteriormente.
Google Meet, Zoom e Microsoft Teams são plataformas essenciais
Devido à pandemia mundial, empresas e utilizadores particulares começaram a fazer uso massivo das aplicações de vídeo chamadas. O Zoom foi a que registou um crescimento maior, desde dezembro de 2019. Tendo também as suas plataformas, a Google e Microsoft decidiram apostar mais na sua promoção.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Duo recebe funcionalidade que vais querer experimentar com os teus amigos!
- Google Maps vai ser o teu melhor amigo em época de desconfinamento! Percebe porquê
- Dropbox tem um novo serviço para gerir todas as tuas passwords