Google já tomou medidas para deixar o teu Android mais seguro

Filipe Alves

Já não adianta gritar alto e bom som "Ok, Google" para o teu smartphone bloqueado porque pouco conseguirás fazer. Até ao momento era possível desbloquear o smartphone com a voz da Google Assistente, porém, a empresa de Mountain View decidiu que esse não era o passo certo a dar.

Assim sendo, decidiu por bem bloquear essa possibilidade. Alguns utilizadores do Google Pixel já não o conseguem fazer e parece que o mesmo acontecerá a todos os smartphones Android com a Google Assistant. Principalmente aqueles que podem invocar a assistente quando o smartphone está bloqueado.

Assistente Google

Esta foi a forma que a empresa americana conseguiu para manter a tua segurança. Ainda que a captação de voz (Voice Match) da Google Assistente fosse de qualidade, não deixava de ser um pouco insegura para desbloquear o smartphone.

Assistente Google já não consegue desbloquear o teu smartphone Android

Os fabricantes cada vez mais lutam para te dar sistemas de segurança do mais topo que há. Temos o sensor biométrico ou reconhecimento facial 3D, porém, continuava, mesmo assim, ser possível desbloquear o smartphone com a voz com uma simples aplicação.

Dessa forma, as únicas tarefas possíveis para a Assistente Google quando o teu smartphone está bloqueado são as seguintes:

  • E-mail, incluindo resultados pessoais do Gmail, como reservas de voo
  • Calendário do Google
  • Contactos
  • Lembretes
  • Ajudas de memória
  • Listas de compras

Tudo o que é fora isso, a assistente vai-te pedir para primeiro desbloqueares o smartphone e só depois é que te vai dar a resposta à tua questão.

Não posso concordar mais com a medida. Ainda que goste da inteligência da assistente, não deixa de ser preocupante se perder o telemóvel. E se tinhas a função ativa? E se a pessoa o sabe desbloquear dessa forma? E se consegue ter uma voz parecida com a minha? Essas preocupações acabaram.

Editores 4gnews recomendam:

Google Play Store: Atualiza aqui a tua aplicação com a nova versão APK

https://4gnews.pt/fifa-19-ultimate-team-totw-25/

Huawei P30 e P30 Pro - Todas as variantes de memória do smartphone

Fonte | Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.