Como tudo o que pertence à Google, o Maps é a aplicação de GPS mais utilizada do mundo. Com um número tão grande de utilizadores, não é de admirar que haja tentativas de fraude.
Através do Twitter um utilizador denunciou uma fraude elaborada na Índia, que faz utilização do Google Maps de forma a credibilizar todo o esquema.
Segundo o Androidpolice, centenas de lojas de bebidas alcóolicas estão a ser comprometidas com mensagens fraudulentas com o objectivo de roubar clientes.
Golpistas utilizam aplicações famosas como o Google Maps para enganar vítimas
Em primeiro lugar quando alguém pesquisa a localização de uma certa loja, recebem uma tonelada de mensagens. Essas mensagens contém um número de um suposto serviço de entregas ao domicilio.
Em segundo lugar a pessoa liga para o número, recebe uma lista de preços e faz o pagamento. O mesmo pode ser feito através de plataformas como Venmo, Paytm ou mesmo partilhando dados do cartão de crédito.
Em terceiro lugar, após possuírem os dados da vítima, a mesma é bloqueada. Escusado será dizer que enquanto a pessoa está à espera da entrega em casa, já os golpistas esgotaram o seu cartão de crédito.
A Índia é um país com uma população gigantesca e crescente. Mais crescente ainda é a população que utiliza a internet. Isso cria um mercado perfeito para golpistas se aproveitarem da inocência e ignorância das pessoas.
Para ganharem ainda mais credibilidade, algumas das contas destes golpistas incluem centenas de reviews e respostas dadas no Google Local Guides. Esta plataforma recompensa o utilizador com níveis e reputação conforme preenche dados relevantes.
Aqui podemos ver uma conversa entre o golpista e o utilizador que expôs esta fraude. Como podes ver não envolve muitas palavras e eles vão direto ao assunto.
Entretanto as lojas já estão a ficar cientes da situação e já começaram a colocar cartazes nas suas vitrines a avisar possíveis vítimas. As lojas colocaram os seus números fidedignos de forma a que os clientes não sejam enganados.
A verdade é que este é um esquema pequeno comparando com outros que também se fazem na Índia. Existem os famosos call centers falsos de apoio ao cliente onde "técnicos" tentam infiltrar-se nos computadores das vítimas. A fraude do cartão oferta iTunes também é bastante infame.
O que tem a Google a dizer sobre isto?
A Google tem uma fatia de negócio bastante grande na Índia portanto seria de esperar uma declaração qualquer a falar sobre esta situação.
A empresa de Mountain View declarou que está sempre atenta a tentativas de fraude e que possui sistemas de detecção dos mesmos. Adicionaram ainda que qualquer alegação de fraude é levada a sério e investigada, levando a cabo as devidas acções.
Em conclusão, esta é uma consequência de um serviço tão utilizado como o Google Maps. No entanto este tipo de esquemas são "sol de pouca dura" porque assim que as pessoas se apercebem da fraude, a probabilidade de caírem nela é bem menor.
Editores 4gnews recomendam: