Google Maps vai dizer se o teu transporte público está atrasado e se tem espaço para ti

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps está a lançar duas novas funcionalidades para Android e iOS que te permitirão planear melhor as tuas viagens de transportes públicos. O serviço vai começar a mostrar-te quão atrasado (ou não) está o teu autocarro, ou quão cheio se encontra o teu comboio, ou metro.

Atrasos de trânsito em tempo real para autocarros

A partir de agora, o Google Maps vai mostrar os possíveis atrasos de um autocarro em tempo real em sítios onde não existe informação dos agentes locais. O utilizador poderá ver se o autocarro se vai atrasar, quão longo vai ser o atraso, e tempos de viagens mais precisos consoante as condições de trânsito.

O utilizador terá acesso a onde estão os autocarros no mapa, para que o utilizador saiba o que esperar mesmo antes de entrar no autocarro. Como vemos na imagem abaixo, o serviço recomenda o autocarro mais conveniente para o utilizador.

Previsões de lotação nos transportes

É óbvio que não há nada mais chato quando viajamos de transportes do que irmos em modo “sardinha em lata”. Por essa razão, o Maps vai começar a dizer aos utilizadores quão cheio está o seu comboio, metro ou autocarro. No entanto, deves ter em atenção que esta informação é baseada em viagens anteriores.

Desta forma poderás, confiando no serviço, decidir se vais naquele transporte ou preferes esperar mais uns minutos para uma viagem mais “espaçosa”. Em sítios onde haja menos dados, esta é uma previsão mais difícil de ser confiável.

A situação em Portugal

O serviço foi anunciado pela Google como estando disponível em mais de 200 cidades ao redor do mundo, para iOS e Android a partir de hoje. Após testarmos a funcionalidade usando Lisboa como exemplo, percebemos que ainda não é fornecida a informação de um autocarro estar ou não atrasado. Mas a previsão de lotação é fornecida. Contudo, deves ter atenção de que é isso mesmo: uma previsão.

Estas são funcionalidades que serão interessantes principalmente para quem viva em cidades mais populosas. Esperemos que a Google estenda o serviço ao maior número de cidades possível, já que ajudará aqueles que todos os dias andam de transportes públicos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Atalho do Google Maps deixa 100 condutores 'entalados' na lama!
  • Google Maps tem 11 milhões de negócios falsos
  • Google Maps vai alertar-te caso o teu taxista se 'desvie' do caminho
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.