Google Maps tem agora opções mais ecológicas alternativas à condução

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

No seu blog oficial, a Google acaba de anunciar novos recursos na sua aplicação Maps. Mas desta vez, a gigante de pesquisa está a apostar em mostrar aos utilizadores alternativas à condução do seu veículo próprio.

Ao lado das rotas para carros, a aplicação vai também mostrar direções pedestres e opções através de transportes públicos.

Para já, novos recursos ainda não estão disponíveis em Portugal

novos recursos Google Maps
Um dos novos recursos do Google Maps vai estar já disponível em Portugal Crédito@Google

De acordo com a Google, estas opções alternativas vão aparecer no ecrã “se os tempos de viagem foram comparáveis e práticos”. Os novos recursos vão ser disponibilizados em 15 cidades – entre as quais Londres e Madrid –, mas, infelizmente, não estão incluídas cidades portuguesas, para já.

Segundo as informações divulgadas, estas sugestões alternativas vão surgir na parte inferior do ecrã num cartão que mostra “considere também”. O objetivo da Google é fornecer opções capazes de emitir quantidades mais reduzidas de carbono.

Mas há mais uma novidade. A partir de agora, na pesquisa, os utilizadores vão também encontrar informações sobre comboios e autocarros de longa distância.

Basta colocar na zona de pesquisa o meio de transporte escolhido e o local de partida, assim como o destino. Depois é mostrada informação sobre horários e preços de bilhetes, em conjunto com links que permitem fazer logo a reserva.

Segundo a Google, os utilizadores portugueses podem usar este recurso no que respeita a informações sobre comboios. Já para autocarros, esta opção não está disponível para Portugal.

Por último, a partir de agora vai também ser possível ver as emissões de carbono de viagens aéreas no Google Flights. Basta pesquisar o voo escolhido nesta app para avaliar a pegada de carbono dessa viagem.

Através do habitual sistema de filtros de opções, os utilizadores podem encontrar opções de voos com emissões de carbono mais reduzidas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt