Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google Maps redobra esforços para evitar avaliações falsas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou a implementação de novos mecanismos para evitar a publicação de opiniões falsas no Google Maps. Com a ajuda da Inteligência Artificial, ela será mais incisiva no combate a opiniões que transmitam uma imagem errada dos negócios.

Com o Google Maps a ser cada vez mais uma aplicação para descoberta de novos locais, a norte-americana quer que a informação disponível seja verdadeira. Um esforço que, só em 2024, resultou na remoção de mais de 240 milhões de opiniões falsas.

Gemini irá ajudar a prevenir a publicação de avaliações falsas no Google Maps

Foi através do seu blog que a Google anunciou novas medidas de combate às avaliações falsas. O foco principal da tecnológica estará nas opiniões com cinco estrelas, já que muitas delas são publicadas por pessoas que nunca visitaram o local.

Esta estratégia desonesta é feita por vários negócios numa tentativa de aumentar o seu alcance e captar novos clientes. Para isso, as empresas pagam a pessoas para fazerem partilhas apenas com boas opiniões.

Google Maps

Graças ao poder do Gemini a Google irá apertar o cerco a este fenómeno. A IA irá analisar várias opiniões em busca de padrões que possam denunciar as práticas desonestas já mencionadas.

A Google treinou ainda um modelo de IA para a deteção de negócios que mudaram repentinamente de categoria. Por exemplo, se um café passar repentinamente para um serviço de pichelaria, esse perfil será sinalizado como suspeito.

Seja por mudanças repentinas de área de atividade ou suspeita de avaliações falsas, a Google irá notificar os responsáveis sobre as suspeitas que recaem sobre eles. Um mecanismo que já se encontra disponível nos EUA, Índia e Reino Unido, com a sua chegada a mais países prometida para breve.

Caso os negócios continuem envolvidos nas suspeitas sinalizadas pela IA da Google, a empresa tomará medidas mais agressivas. Nesse caso, a empresa explica que as sanções poderão passar por uma suspensão temporária na publicação de avaliações ou até à sua ocultação temporária.

Para concluir, a empresa revela que, só em 2024, detetou mais de 240 milhões de avaliações que violam os seus termos de serviço. Além disso, removeram ou bloquearam mais de 12 milhões de perfis falsos e sancionaram mais de 900 mil contas reincidentes na violação das suas regras.

Promoção a considerar

TCL 55V6B 55" 4K Ultra HD, HDR TV, Smart TV Powered by Google TV (Dolby Audio, Motion Clarity, controlo por voz, compatível com o Google Assistant, Chromecast integrado)
TCL 55V6B 55" 4K Ultra HD, HDR TV, Smart TV Powered by Google TV e Dolby Audio
303,94 €Amazon ES
406,83 €-25%
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.