A aplicação e serviço de navegação do Google, o Google Maps, está a implementar mudanças visuais ao seu funcionamento. As medidas visam simplificar a compreensão dos conteúdos apresentados no ecrã e estão bastante similares ao próprio Apple Maps.
Este mesmo serviço trará várias novidades para a própria Ilha Dinâmica dos iPhone da Apple e pelos vistos essa não será a única novidade inspirada no universo de Cupertino. Ao que tudo indica, o novo aspeto para a plataforma está muito similar ao Mapas da Apple.
Google Maps trabalha em novo design para o serviço
Importa frisar que de momento esta implementação foi encontrada numa versão de teste da aplicação (versão Beta). Aí podermos ver uma paleta de cores atualizada para "pintar" os mapas durante a exibição dos mesmos. O destaque vai para o esquema de cores.
Temos um azul de água muito mais claro que até então, com alguns toques de cor verde. Na prática, as indicações de oceanos, rios e lagos aparecerão com uma tonalidade muito mais vibrante do que até agora. É este o ponto de contacto com o serviço da Apple.
Tons mais claros, sobretudo nos curso de água sinalizados no Maps
Em simultâneo, a Google passou a usar um verde mais escuro com um toque de azul para os parques urbanos, bosques e áreas naturais. De igual modo podemos observar que as próprias estradas estão sinalizadas com uma nova tonalidade de cinza, em vez de brancas.
Mais ainda, temos agora a indicação das auto-estradas e vias rápidas indicadas em cinza-escuro ao invés do amarelo que têm sido usado até agora para sinalizar estas vias de maior fluxo de trânsito.
Os novos tons facilitam a deteção visual a presença das principais vias e estradas ao termos essencialmente mais contraste. É mais um ponto de contacto com a sinalética e esquema de cor aplicado no Apple Maps.
Modo Escuro do Google Maps é distinto do Apple Maps
Em todo o caso, o Google Maps continua a ter o mesmo aspeto no Modo Escuro. Aí não encontramos até ao momento mudanças dignas de nota, com o serviço da Google a apresentar mais diferenças face ao serviço da rival Apple.
Na prática, o Google Maps é mais escuro na interface e elementos visuais que o Apple Maps que usa, sobretudo mais tons de cinza, ao passo que a Google toca efetivamente nos tons mais negros.
Em todo o caso a maioria das alterações visuais não é muito drástica, mas dará ao Google Maps um visual distinto. Acreditamos, contudo, que seja uma mudança para melhor, com mais contraste para discernirmos facilmente cada um dos elementos apresentados nesta tão útil plataforma de navegação para Android, iOS e Web.
Editores 4gnews recomendam: