Google Maps estreia recurso em Portugal que pode salvar vidas: literalmente

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Por vezes, o verão torna-se num verdadeiro pesadelo e um grande motivo para tal acontecer tem a ver com os incêndios. Ciente disso, o Google Maps lançou um recurso de deteção de fogos em vários países da Europa.

A boa notícia é que Portugal é um deles. Para além do nosso país, há mais 12 zonas na Europa que estão a receber a atualização. São estes: Grécia, França, Itália, Espanha, Andorra, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Chipre, Mónaco, Montenegro, Eslovénia e Turquia.

Como funciona o recurso ao certo?

De acordo com a Phone Arena, a Google recorre à Inteligência Artificial (IA), para ir sempre analisando os incêndios em cada região. Assim, é expectável que recebas notificações push, sempre que houver um incêndio perto de ti.

Escusado será dizer que é uma ferramenta muito útil e que pode, no seu expoente máximo, ser a diferença entre a vida e a morte. Afinal de contas, são várias as pessoas que já morreram de carro, ao atravessar um incêndio.

Segundo a mesma fonte, este modelo de IA é treinado com dados de várias fontes e inclui imagens de satélite. Depois, com base nos “mapas” de incêndio da própria Google, a app faz o cruzamento de dados e, automaticamente, decide se deve dar o alerta ou não.

Google Maps Incêndio

O recurso, só numa semana, já alertou cerca de 1,4 milhões de pessoas

Recorde-se que a funcionalidade em questão não é propriamente nova. Na verdade, países como os Estados Unidos ou o Brasil já têm acesso ao mesmo e, face ao que sabemos, tem sido uma aposta ganha da Google.

Só na primeira semana de julho, estima-se que cerca de 1,4 milhões de pessoas tenham sido avisadas de incêndios próximos. Um aspeto a que o Google Maps também tem atenção é à prioridade com que a informação chega.

Segundo Yossi Matias, vice-presidente do Google Research, as notificações “são sobrepostas nas direções de condução do Google Maps”. Isso faz com que o alerta seja evidente e não te passe despercebido.

Recursos como este são sempre bem-vindos e, como sabemos, Portugal tende a sofrer com incêndios nos meses mais quentes. Com este acrescento ao Google Maps, é mais uma forma de proteger quem passa pelas zonas de perigo.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.