Google Maps: Aplicação está melhor que nunca, eis a razão porquê

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 3 min.

O Google Maps é uma das melhores aplicações (senão a melhor aplicação) que já alguma vez existiu e passo a explicar porquê. Este artigo surgiu por uma pequena 'revolta' quando li um artigo do "Top 10 boxes de TV Android mais acessíveis que tens de conhecer

Ainda que inicialmente - e durante muitos anos - o Google Maps tenha sido apenas uma aplicação para te levar do ponto "A" ao ponto "B", hoje em dia é bem mais do que isso. O Google Maps é o apogeu daquilo que uma aplicação pode ser. Aliás, a cada nova característica parece que o melhoram cada vez mais.

Google Maps está melhor que nunca e as novidades nunca são demais!

Contudo, acredito que a Google tenha caído no erro de lançar todas as novidades de rompante. Ou seja, não deixou que os utilizadores se fossem habituando às novidades. Numa questão de meses foram muitas as novidades reveladas para a aplicação e uma melhor do que outra.

Isto é, se queres uma aplicação para te levar do ponto "A" ao ponto "B", Waze para tal. O Google Maps é bem mais do que isso, a aplicação tornou-se obrigatória sempre que saiu de casa. Aliás, por essa razão é que publico muitas vezes a "nova atualização", porque sei que vai corrigir problemas que tive anteriormente.

Ainda que não conduza no Reino Unido, são poucas as vezes que saiu de casa sem ligar o Google Maps. Não para me orientar, mas para saber o que se passa perto de mim. Quantas foram as vezes que descobri novos restaurantes que realmente adoro. Ou que conheci uma nova banda que estava a tocar num Pub perto de mim.

Aliás, quantas foram as vezes que o Google Maps me safou em Londres quando me dá os pormenores todos (mesmo todos) dos metros na gigante cidade.

Antes de mais nada vamos olhar para as novidades do Google Maps e ver se são ou não relevantes.

Novidades da aplicação para Android e iOS nos últimos meses

  • Podes agora seguir locais (restaurantes, pubs...) de forma a não perderes os eventos
  • Partilha da localização exacta (ETA)
  • Reviews de locais diretamente no mapa
  • Onde carregar o carro elétrico
  • Reservar hotéis diretamente na aplicação
  • Integração com o Spotify, Apple Music e Play Music
  • Marcar festas de aniversário com amigos ficou mais simples
  • Ciclistas e pedestres sabem agora a inclinação de cada montanha
  • Partilha da tua localização com nível de autonomia no smartphone
  • Notificações para que chegues a tempo ao teu destino
  • Dicas personalizadas de restaurantes mediante as minhas procuras na pesquisa
  • Eventos perto de mim mediante os meus gostos
  • Trânsito ao detalhe (não é novo)

Ou seja, a maior parte destas novidades foram impostas nos últimos dois meses. Com isto quero dizer que parece demais. Consigo perceber o autor do artigo do Mashable quando diz que é demais. A verdade é que não é demais. É o melhor que podes desejar. Simplesmente foi tudo de uma vez e perdemo-nos.

Em conclusão, se queres uma aplicação que te leva do ponto "A" ao "B" instalado o Maps Go. Serve perfeitamente para o que precisas e não tem metade das funcionalidades. Melhor ainda, é leve até dizer chega. Agora não me digam que a aplicação traz recursos que "ninguém quer". Só tens de os aprender a utilizar.

Editores 4gnews recomendam:

Lenovo Z5 Pro promete muito mais que o Xiaomi Mi Mix 3

Huawei satiriza a Apple e Samsung – “os nossos são sempre rápidos”

Apple iPhone XR – Tudo aquilo que a Apple poderia desejar

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.