A Apple lançou nos últimos dias a mais recente atualização do iOS 26. Quem beneficiou foi também o Apple Maps, que recebeu novidades importantes na sua luta para se aproximar dos dois grandes rivais: Google Maps e o Waze.
Apesar de não ser uma funcionalidade inovadora, a aplicação passou a disponibilizar novos relatórios de incidentes em tempo real, pensados para condutores que utilizam o iPhone ou o CarPlay ao volante.
A verdade é que o Apple Maps ficou para trás ao longo dos últimos anos nesta corrida pela melhor aplicação de navegação. A própria Apple, em dado momento, deixou de prestar grande atenção. A falta de atualizações relevantes e de mapas detalhados em muitas regiões levou a que fosse perdendo terreno para as rivais.
Por outro lado, o Google Maps consolidou a liderança e o Waze continua a tentar atrair novos condutores com as suas muitas funcionalidades inovadoras sustentadas em grande medida pela sua enorme comunidade ativa de utilizadores.
As 6 ocorrências possíveis de registar
Contudo, este pode ser o momento de viragem! Depois de os mapas offline e algumas melhorias visuais, eis que agora o Apple Maps é apetrechado com uma das funcionalidades que os condutores mais valorizam: os relatórios de incidentes.
A principal novidade desta atualização é a possibilidade de os utilizadores assinalarem no mapa seis tipos de ocorrências de trânsito:
- Acidentes;
- Radares de velocidade;
- Engarrafamentos;
- Obras na via;
- Encerramentos de estrada;
- Perigos genéricos
Assim, para reportar um incidente, só é preciso clicar no botão dedicado durante a navegação e selecionar a categoria correspondente. Ao contrário do Waze, que permite reportar mesmo sem a navegação ativa, no Apple Maps esta opção só está disponível quando o percurso está em utilização.
Os relatórios já estão disponíveis tanto no iPhone como no CarPlay, tornando-se mais uma ferramenta útil para os condutores. No entanto, a Apple ainda não deixou claro se pretende expandir esta funcionalidade ou integrá-la mais profundamente na sua estratégia automóvel.