
O Google Maps prepara-se para uma das maiores atualizações dos últimos anos: a integração direta com o Gemini, o assistente de inteligência artificial da Google. De acordo com informações apuradas pelo Android Authority, o Gemini vai permitir comandos mais inteligentes e respostas contextuais durante as viagens.
Até agora, o Google Maps tinha recebido apenas pequenas melhorias relacionadas com o Gemini. Contudo, com a mais recente novidade, tudo muda! O Gemini vai então passar a estar disponível diretamente no modo de navegação, substituindo gradualmente o Google Assistente.
Quando estiver disponível, a funcionalidade vai estar disponível via ícone do microfone no canto superior direito do ecrã. Quando clicares, vai surgir o típico símbolo de uma faísca do Gemini, que significa que estás a ser ouvido pelo chatbot da Google.
Tudo sobre o 'novo' Google Maps
Para além de responder a comandos simples, tem capacidade de interpretar perguntas mais difíceis, sugerir paragens e até exibir informações contextuais sobre locais próximos.
O Google Maps também recebe uma nova secção de definições dedicada ao Gemini, com a descrição "Gerir definições do Gemini, o seu assistente de IA". Ao tocar nessa opção, o utilizador será redirecionado para a aplicação Gemini, onde poderá configurar preferências e permissões.
Esta página substitui o antigo menu "Deteção de 'Ok Google'", confirmando a transição definitiva para o ecossistema Gemini dentro do Maps.
Além da integração na navegação, o Android Authority identificou uma nova função chamada "Ask Maps", localizada logo abaixo da barra de pesquisa. Esta opção permitirá interagir com o Gemini diretamente a partir da página inicial da aplicação, embora sem acesso às ferramentas avançadas do Gemini Live ou à geração de imagens disponíveis na versão independente do chatbot.