O modo escuro ou dark mode é uma das tendências atuais de design e implementação para aplicações e serviços disponíveis nos nossos smartphones, tablets e computadores. Gradualmente mais popular desde 2019, chega agora ao Google Maps.
A implementação está a ser distribuída globalmente para ambas as plataformas, Android e iOS através da Google Play Store e App Store, respetivamente. Como tem vindo a ser hábito, trata-se de uma distribuição gradual e faseada das novidades.
O dark mode ou modo escuro já a chegar ao Google Maps
Utilizado diariamente por milhões de utilizadores em todo o mundo, o Google Maps é o serviço mais popular da atualidade, presente em dispositivos móveis Android, iOS, além da plataforma Web. É útil, gratuito e repleto de funcionalidades para nos ajudar a chegar onde queremos, seja de carro, a pé ou de bicicleta e transportes públicos.
Com a nova implementação a ser distribuída para o Google Maps, todos os aspetos da app para Android (e futuramente em iOS), ficam em tons de negro, podendo ser um dark mode forçado, ou ajustando-se às definições e tema escolhido pelo smartphone.
O esquema de cores escuras aplica-se a todos os menus e janelas do Google Fotos, bem como os diversos elementos gráficos como os botões. Aliás, até o mar e representações de corpos de água passam a vestir-se de negro com a versão 10.61.2 para Android.
Sublinhamos que a atualização está a ser feita de forma gradual e faseada, podendo estar já ativa para alguns utilizadores e não para outros. A todos recomendamos que verifiquem se a app está atualizada - através da Google Play Store. Caso já tenham a versão mais recente, recomendamos fechar a aplicação, voltar a abrir o Google Maps e verificar a disponibilidade do modo escuro.
Esquema de cores já disponível no Google Maps para Android
Temos três opções de apresentação:
- Sempre no Tema claro
- Sempre no Tema escuro
- O mesmo que o dispositivo
A partir daqui o utilizador pode escolher o tema que mais lhe aprouver. Note-se que o tema escuro causa menor fadiga ocular e, nos dispositivos que usem ecrãs AMOLED, consome menos energia, aumentando assim a duração da bateria.
De acordo com a publicação 9to5Google a aplicação apresentará um novo cartão de seleção do esquema de cores ao ser aberta após a atualização, para escolhermos o tema. No entanto, esta escolha também estará disponível nas definições da aplicação.
Esta mesma implementação chegará também aos utilizadores do Google Maps em iOS, a partir do início da primavera. É uma das grandes novidades anunciadas recentemente pela tecnológica norte-americana, estando já em distribuição.
Editores 4gnews recomendam:
- POCO F3 será a versão global do Xiaomi Redmi K40: especificações já são conhecidas
- Oppo Find X3 Pro: todos os rumores e informações dos smartphones Android
- Amazfit T-Rex Pro: novo smartwatch robusto tem os segredos revelados