O Google Maps é a app de referência no que diz respeito a navegação. Seja de automóvel ou a pé, esta é uma ferramenta indispensável para qualquer pessoa com um smartphone. E agora é também um grande aliado para os ciclistas, como é o meu caso.
Em comunicado, na última semana foi anunciado que o Google Maps começou a disponibilizar direções e percursos em bicicleta em Portugal. E não, esta não é uma novidade disponível apenas nas grandes cidades, mas em todo o país.
Google Maps já tem direções e percursos de bicicleta em Portugal
“Além do percurso, é possível conhecer as ciclovias disponíveis em cada zona, cidade ou região e escolher”, afiança a Google em comunicado. E estão prometidas atualizações constantes para ajudar a descobrir o caminho de bicicleta mais confiável.
A Google trabalhou em conjunto com o site ciclovias.pt e a Câmara Municipal de Lisboa, para assim ter acesso ao mais recente mapa de redes cicláveis do país. Assim é possível circular com segurança, evitar aglomerações e ter uma alternativa mais sustentável nas tuas deslocações.
“Para disponibilizar o percurso mais atualizado, o Google Maps recorre a machine learning, algoritmos complexos e à nossa compreensão sobre o mundo real (alimentada por imagens, informação de entidades públicas e contributos dos utilizadores)”, afirma a Google.
Adicionalmente, os departamentos de trânsito das cidades podem usar o Geo Data Upload Tool para que as ciclovias novas ou recentes apareçam no Google Maps. “Para esta análise, levamos em consideração os vários tipos de ciclovia e quais as ruas próximas que talvez não sejam adequadas para bicicletas (por terem túneis, escadarias ou buracos na estrada)”, esclarece a tecnológica de Mountain View.
Antes de carro, a pé ou de transportes públicos, e agora de bicicleta. O Google Maps está mais completo em Portugal para que nada te falte nas deslocações.
Editores 4gnews recomendam:
- Instagram anuncia fim dos ‘segredos’ nas suas publicações no Twitter
- Atenção: a partir de 9 de novembro o login Google vai mudar
- Xiaomi ameaça liderança de smartphones na Europa. Queda da Huawei e Honor é colossal