Depois de anunciar, no início deste mês, que o Google Maps passaria a contar com o Gemini, a Google finalmente deu início à implementação da sua IA em todos os modos de navegação da app de mapas.
A novidade já começou a chegar aos primeiros dispositivos e funciona em navegação a pé, de carro, de bicicleta e até nos transportes públicos, trazendo uma experiência de voz mais avançada, capaz de substituir totalmente o Google Assistente.
Novo visual e integração mais profunda no Google Maps
A chegada do Gemini ao Google Maps vem acompanhada de um novo ícone no canto superior direito: o microfone de quatro cores surge ao lado da faísca do Gemini. Esta versão utiliza o design azul, com um breve anel multicolor ao ser ativado antes de voltar ao tom azul. É um detalhe visual simples, mas indica que o assistente passa a ser controlado pelo novo modelo de IA.
Esta integração substitui por completo o Google Assistente. Nos testes realizados e segundo o artigo de suporte, o Gemini funciona com qualquer tipo de navegação, o que significa que podes continuar a utilizar o comando de voz “Ok Google” para iniciar pedidos, mesmo quando estás apenas a caminhar pela cidade ou a procurar uma paragem de autocarro.
Novas possibilidades de navegação com o Gemini
Com o Google Maps com Gemini, passam a estar disponíveis vários comandos de navegação úteis, a possibilidade de fazer pesquisas mais complexas e de obter respostas a partir de pedidos mais contextuais ou informais. Abaixo, seguem alguns exemplos do que o Gemini poderá fazer por ti no Google Maps.
Controlo de navegação
Com apenas um comando de voz, poderás dar ou pedir ao teu Google Maps orientações como:
- “Conduzir até casa”
- “Parar navegação”
- “Adicionar paragem”
- “Conduzir até ao Porto a evitar portagens”
- “Mostrar rotas alternativas”
- “Qual será a minha próxima curva?”
- “Qual é a velocidade máxima desta via?”
- “Qual é o horário da previsão de chegada?”
- “Como está o tempo no meu destino?”
Pesquisas complexas
Aqui o Gemini combina navegação com informações contextuais sobre estabelecimentos, como no exemplo abaixo:
“Encontra um restaurante perto do meu destino que sirva… Qual é o prato mais popular do menu? A que horas fecha {Nome do Local}?”
O sistema aceita pedidos complexos, incluindo vários passos, algo que poderá ser útil para quem se desloca nas grandes cidades portuguesas.
"Existe algum restaurante barato com opções veganas no meu trajeto, algo a alguns quilómetros de distância? ... Como é o estacionamento por lá?"
Reportar problemas na estrada
O Google Maps com Gemini permite ainda relatar incidentes em tempo real, ajudando a comunidade e melhorando as rotas.
- “Ok, Google. Há trânsito na estrada.”
- “Ok, Google, há um acidente na A5”
- "Um carro avariou e está a causar congestionamento."
Estas ações são particularmente úteis em estradas nacionais e vias rápidas portuguesas, onde a circulação pode ser afetada por obras ou acidentes.
Ações paralelas
O nível de integração vai ainda mais longe, permitindo ações paralelas como adicionar eventos ao calendário, fazer chamadas telefónicas ou até enviar mensagens a partir de simples comandos de voz.
No Android, o assistente Gemini pode ainda aceder a outras aplicações/extensões do telemóvel do utilizador e receber pedidos para tocar música ou resumir e-mails, por exemplo.
Disponibilidade do Gemini no Google Maps
A Google já tinha anunciado que a navegação com Gemini chegaria “nas próximas semanas” ao Android e iOS, e está agora a cumprir essa previsão. Neste momento, a funcionalidade parece estar ativa apenas em alguns dispositivos e contas, mas a expansão será gradual.
Em Portugal, a atualização deverá chegar automaticamente através da app do Google Maps, sem necessidade de qualquer instalação adicional.
Vê também:
