Gemini IA no Maps permite comandos de voz
Recentemente, a Google deu a conhecer um novo recurso do Google Maps para ajudar os condutores a mudar de faixa, em segurança, agora a gigante tecnológica está a integrar Gemini IA na aplicação.
O anúncio foi feito no seu blog oficial e vai permitir que os condutores interajam com a aplicação através de comandos de voz. Por exemplo, depois de acionarem o assistente IA, os utilizadores podem fazer perguntas como “Encontra um restaurante com opções vegetarianas na minha rota”, acrescentando ainda “como é que é o estacionamento na rua do restaurante”. Se as respostas agradarem, basta dizer OK, vamos.
Mas os condutores podem também usar comandos por voz para inserir informações no sistema. Dizer ao Gemini IA do Maps que está a ver um acidente ou que há uma zona alagada ou, o mais provável, que há muito trânsito na zona. De imediato, o assistente IA partilha a informação recebida na app.
Instruções com referências reais e alertas de trânsito
Mas há mais novidades. A partir de agora, o Maps vai também fornecer instruções com pontos de referência reais. Por exemplo, em vez do condutor ouvir “vire à direita daqui a 150 metros” vai passar a receber a instrução para “vire à direita depois do restaurante chinês Chow Mein”, com este ponto real de referência a ser exibido no mapa.
Este recurso baseia-se em dados de mais de 250 milhões de locais mapeados e imagens do Street View. Esta funcionalidade, em particular, está já a ser implementada nos EUA, em dispositivos Android.
E a Google vai ainda acrescentar alertas proativos de trânsito. Na prática, o condutor vai receber alertas sobre tráfego mesmo quando o utilizador não está a conduzir. Estes alertas vão informar sobre ruas repentinamente fechadas ou a presença de trânsito intenso nos percursos habituais do utilizador.
