Google Maps com navegação dedicada para ciclistas

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Dá pelo nome de Lite Navigation e é o novo modo de navegação especialmente concebido para quem se desloca de bicicleta.

A nova funcionalidade permite que os ciclistas tenham conhecimento de detalhes importantes da sua rota, sem ligarem o ecrã do smartphone.

Modo Lite Navigation disponível em breve para Android e iOS

De acordo com dados obtidos pela Google, só no ano passado o Google Maps registou um aumento de 98% no uso de rotas para bicicletas, em todo o mundo. Com estes números em mente, a gigante de tecnologia começou a trabalhar num novo modo de navegação para ciclistas que, em breve, estará disponível para equipamentos Android e iOS.

O Google Maps já disponibilizava rotas para os utilizadores de duas rodas, mas a partir de agora com o seu novo Lite Navigation vem responder a necessidades específicas deste tipo de transporte.

Google Maps informa sobre detalhes cruciais da rota para bicicletas

Uma das principais novidades é que com o Lite Navigation, os ciclistas podem tomar conhecimento de detalhes cruciais sobre a sua rota, sem necessitarem de ligar o ecrã do equipamento ou entrarem no modo de navegação passo a passo.

O novo modo Navigation Lite também informa o utilizador, em tempo real, sobre o tempo estimado de chegada ao destino, sobre o progresso da viagem e até mostra a elevação da rota.

Mais formas de viajar de forma sustentável com o Google Maps

O novo modo de navegação para bicicletas do Google Maps está inserido num conjunto de novas funcionalidades do Google Maps para os utilizadores viajarem de forma mais sustentável.

A partir de agora, as rotas sugeridas pela aplicação vão ser atualizadas para te levar ao teu destino pelo rota mais rápida e que registe um menor consumo de combustível. Por outras palavras, a aplicação pode sugerir duas rotas em simultâneo: a que for mais rápida e aquela que gasta menos combustível, no caso de uma única rota não preencher ambos os requisitos.

Para já, esta atualização está apenas a acontecer nos EUA para utilizadores Android e iOS, mas a empresa da Alphabet Inc já fez saber que em 2022, esta novidade chega à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Oficial: Google Pixel 6 já tem data de apresentação
  • YouTube Music recebe a funcionalidade mais pedida. Mas há um senão
  • Xiaomi Mi 11 Ultra começa a receber a MIUI 12.5 Enhanced Edition na Europa
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt