Google Maps adiciona funcionalidade fantástica para quem está em quarentena!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Maps continua a apresentar-se como a mais completa aplicação de navegação disponível para smartphones (Android e iOS), mas é também essencial para quem está "fechado em casa". Com a grande maioria da população em quarentena devido à pandemia do COVID-19, são muitos os que acabam por recorrer à entrega ao domicílio para muitas das suas refeições.

A pensar nisso mesmo, o Google Maps adicionou agora uma nova funcionalidade, que permite de forma simples e rápida encontrar todos os restaurantes na tua zona que disponibilizam Take-away e entrega ao domicílio. A nova implementação é tão simples quanto é prática, sendo um simples filtro que pode ser ativado com um único clique.

Como utilizar a nova funcionalidade do Google Maps

Ao abrir o Google Maps, vais ver de imediato a presença de dois novos botões na barra de sugestões. Se tiveres o teu smartphone com o idima portugês ativo, verás os botões "Para viagem" (Take-away) e "Entrega". Ao clicares em qualquer uma das opções, vão ser imediatamente marcados no mapa os restaurantes que disponibilizam o serviço.

Além disso, terás também rápido acesso a uma lista destes estabelecimentos, onde poderás ver facilmente a sua classificação, horário de funcionamento, fotografias e mais informações.

Esta é uma simples ferramenta que poderá facilitar muito a vida dos utilizadores. No entanto, é fácil pensar em algumas integrações que poderiam maximizar a sua utilidade.

Infelizmente, não existe nenhuma integração com serviços de entrega ao domicílio como por exemplo o Uber Eats, Glovo, noMENU ou a SendEAT. Caso esta implementação fosse feita, os utilizadores teriam a sua vida ainda mais facilitada. Podemos imaginar por exemplo que, ao clicar num "botão encomendar" disponível no Google Maps, poderia ser apresentado ao utilizador uma lista de serviços de entrega disponíveis, que iria depois abrir a respetiva aplicação já com o restaurante desejado selecionado.

Ainda que este "cenário ideal" não seja uma realidade, não há dúvida de que esta pequena implementação irá tornar a experiência de utilização do Google Maps bem mais completa. Certamente que a equipa de programadores irá continuar a trabalhar em novas funcionalidades, que possam ajudar os utilizadores durante estes tempos mais complicados.

Aproveita para vê os melhores easter eggs da pesquisa Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store: 7 jogos pagos agora grátis para experimentares! (tempo limitado)
  • Google Chrome remove temporariamente uma das suas melhores medidas de segurança
  • Xiaomi e Google "atacam" a Huawei na caixa do Xiaomi Mi 10 Pro! (ninguém esperava isto)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.