Google Mapas resolve finalmente um dos seus inconvenientes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Mapas é uma das melhores aplicações disponíveis para navegação GPS, mas nem tudo é perfeito. Um dos seus contratempos verifica-se quanto nos encontramos em túneis, pois aí é mais difícil obter sinal proveniente dos satélites usados pela app.

Contudo, a mais recente atualização para o Google Mapas vem resolver precisamente essa desvantagem. Para isso, a empresa implementou a funcionalidade "beacons de túnel Bluetooth" para melhorar a precisão de localização nestes locais.

"Beacons de túnel Bluetooth" é mais recente novidade a chegar ao Google Mapas

Esta função não será estranha para todos os que utilizam a aplicação Waze. Esta já conta com uma funcionalidade semelhante desde 2016 e embora ambas sejam detidas pela Google, só agora o Mapas recebe a mesma possibilidade.

Google Mapas

Segundo a Google, esta opção tem um baixo consumo de energia e envia um sinal unidirecional para o telefone ou tablet do utilizador. Ou seja, oferecem uma navegação contínua mesmo em locais onde o sinal de GPS não se encontra disponível.

Ainda assim, esta funcionalidade depende de uma infraestrutura sobre a qual a Google ainda não falou. No caso do Waze, a funcionalidade "beacons" já funciona em grandes cidades mundiais, mas ainda não é certo se essa infraestrutura será compatível com o Mapas.

Esta opção vem desabilitada por defeito na aplicação Google Mapas. Por isso, se quiseres começar a usufruir desta funcionalidade terás de a ativar nas definições da aplicação.

Como ativar a função "beacons de túnel Bluetooth"

  1. Abrir a aplicação do Google Mapas
  2. Ir a Definições
  3. Selecionar Definições de navegação
  4. Ir para a secção Opções de condução
  5. Ativar a opção "beacons de túnel Bluetooth"

Importa salientar que esta funcionalidade está disponível apenas na última versão do Google Mapas. Se ainda não tens a última versão da app instalada no smartphone, terás de o fazer em primeiro lugar.

Importa ainda sublinhar que esta funcionalidade está, por enquanto, apenas disponível para a versão Android da app. Ainda não sabemos quando será distribuída também para iOS.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.