Google levou-nos a ver as estrelas: uma viagem à boleia das câmaras Pixel

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Sob o lema “Pixel: o universo nas suas mãos”, a Google desafiou-nos por estes dias para uma viagem até ao Dark Sky Alqueva, um observatório oficial localizado na Cumeada, no Alentejo. Fomos lá com o objetivo de ter uma experiência diferente com as câmaras Pixel, mas também para expandir horizontes sobre a astrofotografia.

A primeira parte desta experiência levou-nos uma verdadeira aula de astrofotografia com o conhecido e premiado astrofotógrafo Miguel Claro e também com o product Manager da Pixel Câmera Michael Specht.

Google

No caso de Michael Specht, tivemos um bom apanhado daquilo que é a história dos Google Pixel e de como evoluíram ao nível das câmaras. E se até há bem pouco tempo a astrofotografia estava apenas ao alcance de fotógrafos profissionais, hoje está à distância de uns cliques (desde que tenhas as condições ideais).

As dicas essenciais para uma boa astrofotografia

Na formação com o Miguel Claro, ficamos com uma ideia de quais são as dicas essenciais para uma boa astrofotografia. Devemos focar sempre nas estrelas manualmente, o que no caso do Pixel 9 Pro XL significa alterar o foco para longe.

Google
Miguel Claro, astrofotógrafo

Deve ser feito um bom controlo do ISO, pois quando mais alto, maior será a sensibilidade do sensor. A fotografia fica mais clara, mas também tem mais ruído. É também essencial ajustar o equilíbrio de brancos e escolher a opção de 3600k nas definições de câmara do Pixel.

Para quem pretenda edição posterior, fotografia em RAW é essencial. E o Pixel 9 Pro XL permite fotografar em RAW a 16 bits. Também deves saber gerir o tempo de exposição da foto, usar sempre um tripé ou suporte estável e procurar sempre um céu o mais escuro possível, longe da poluição luminosa das cidades.

As nuvens não nos deixaram ver as estrelas como queríamos. Foto captada com o Google Pixel 9 Pro XL
As nuvens não nos deixaram ver as estrelas como queríamos. Foto captada com o Google Pixel 9 Pro XL

Quando foi hora de colocar as mãos na massa, as nuvens não contribuíram nada para os melhores resultados, como podes ver pelo exemplo acima que captei num Pixel 9 Pro XL abaixo. Mas como podes ver nesta publicação do Miguel Claro, com as condições ideais o céu é mesmo limite com este smartphone na astrofotografia.

Queres ficar a par dos melhores descontos? Não percas o nosso guia atualizado sobre a Black Friday 2024.

Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e ao participares habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro, não deixes passar esta oportunidade e vota agora!

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.