Google lança rival para o Pinterest! Descobre o Keen

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google lançou esta semana uma rival ao Pinterest chamada Keen. A plataforma foi criada pela equipa Area 120, que cria serviços e aplicações experimentais. O propósito do Keen é dar aos utilizadores a possibilidade de juntar os seus conteúdos favoritos online em coleções curadas.

De acordo com CJ Adams, co-fundador do serviço, o Keen procura ser uma alternativa para a navegação mundana na internet, onde as pessoas estão simplesmente a procurar conteúdo sem objetivo. O Keen pretende focar a procura de conteúdos, permitindo às pessoas criar coleções do seu interesse.

Este sistema não é nenhuma novidade, afinal, as redes sociais tentam personalizar ao máximo o feed de conteúdos que o utilizador recebe. O Keen é semelhante ao Pinterest nesse sentido, indo ao ponto de se inspirar no design do site, com o estilo de "picar" os interesses na parede virtual.

Google Keen tem uma vantagem sobre o Pinterest

A diferença entre o Keen e o Pinterest é que a Google vai fazer pleno uso dos seus recursos de inteligência artificial e "machine learning". Estas ferramentas irão ajudar o utilizador a escolher e curar os conteúdos favoritos. Este poderá ser o factor diferencial entre o funcionamento de ambas as ferramentas

A Google nunca teve sucesso em apps sociais

Se olharmos para o histórico da Google, vemos uma empresa de grande sucesso, menos no espaço social. A empresa nunca conseguiu criar uma app que tivesse o mesmo sucesso do Facebook, Instagram ou Twitter, apesar das tentativas.

Assim sendo, este Keen parece ser mais uma tentativa de criar um espaço social, com o objetivo de ajudar utilizadores a colecionar conteúdo. Um conceito que não é extremamente popular e que já foi conquistado pelo Pinterest. Haverá lugar para o Keen?

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta é a extensão do Google Chrome que vais querer instalar!
  • Google Chrome: mais de 70 extensões foram removidas por spyware!
  • Google Chrome vai ser menos "esfomeado" de RAM! Sabe como
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.