A Google lançou esta semana uma rival ao Pinterest chamada Keen. A plataforma foi criada pela equipa Area 120, que cria serviços e aplicações experimentais. O propósito do Keen é dar aos utilizadores a possibilidade de juntar os seus conteúdos favoritos online em coleções curadas.
De acordo com CJ Adams, co-fundador do serviço, o Keen procura ser uma alternativa para a navegação mundana na internet, onde as pessoas estão simplesmente a procurar conteúdo sem objetivo. O Keen pretende focar a procura de conteúdos, permitindo às pessoas criar coleções do seu interesse.
Este sistema não é nenhuma novidade, afinal, as redes sociais tentam personalizar ao máximo o feed de conteúdos que o utilizador recebe. O Keen é semelhante ao Pinterest nesse sentido, indo ao ponto de se inspirar no design do site, com o estilo de "picar" os interesses na parede virtual.
Google Keen tem uma vantagem sobre o Pinterest
A diferença entre o Keen e o Pinterest é que a Google vai fazer pleno uso dos seus recursos de inteligência artificial e "machine learning". Estas ferramentas irão ajudar o utilizador a escolher e curar os conteúdos favoritos. Este poderá ser o factor diferencial entre o funcionamento de ambas as ferramentas
A Google nunca teve sucesso em apps sociais
Se olharmos para o histórico da Google, vemos uma empresa de grande sucesso, menos no espaço social. A empresa nunca conseguiu criar uma app que tivesse o mesmo sucesso do Facebook, Instagram ou Twitter, apesar das tentativas.
Assim sendo, este Keen parece ser mais uma tentativa de criar um espaço social, com o objetivo de ajudar utilizadores a colecionar conteúdo. Um conceito que não é extremamente popular e que já foi conquistado pelo Pinterest. Haverá lugar para o Keen?
Editores 4gnews recomendam:
- Esta é a extensão do Google Chrome que vais querer instalar!
- Google Chrome: mais de 70 extensões foram removidas por spyware!
- Google Chrome vai ser menos "esfomeado" de RAM! Sabe como