Tal como os rumores previam, a Google lançou hoje (8) a renovada rede Find My Device para dispositivos Android. Trata-se de uma atualização que os utilizadores desejavam há muito e a torna mais parecida com a oferta da Apple.
A nova rede Find My Device utiliza a ligação Bluetooth de dispositivos compatíveis para ajudar a localizar produtos perdidos. Esta nova rede terá uma disponibilização gradual, estando por enquanto apenas disponível nos EUA e Canadá.
Como funciona a nova rede Find My Device para o Android
Em primeiro lugar, importa notar que qualquer smartphone com o Android 9 Pie e acima e os Google Play Services instalados poderão participar nesta rede. Outros produtos compatíveis de localização também serão parte da mesma.
O funcionamento da rede Find My Device do Android será muito semelhante ao oferecido pela Apple. Ou seja, esta vai tirar partido das ligações Bluetooth nas proximidades para ajudar a localizar equipamentos perdidos.
Como já deves imaginar, quantos mais equipamentos estiverem associados à rede, melhor será o seu desempenho. Os seus participantes poderão recolher dados de localização encriptados de equipamentos perdidos através do Bluetooth.
Alguns modelos poderão usufruir da rede Find My Device mesmo se estiverem desligados. A Google já anunciou que os Pixel 8 e Pixel 8 Pro são compatíveis com este recurso que funcionará mesmo se o smartphone estiver sem bateria.
A Google não se esqueceu da privacidade dos dados dos utilizadores ao desenvolver a nova rede Find My Device. Todas as marcações serão encriptadas ponto-a-ponto e nem a empresa terá acesso a esses dados.
Tal como explica a Google, apenas os detentores dos equipamentos perdidos terão acesso à sua localização exata. Só estes conseguirão desencriptar a chave de localização do seu equipamento.
A localização de um equipamento perdido só será reportada ao seu dono caso seja detetado por vários dispositivos. É por isso que a rede Find My Device irá funcionar melhor em locais com mais participantes.
A Google implementou ainda mecanismos para prevenir o rastreamento indevido de pessoas, tal como a Apple fez com a sua AirTag. Estes mecanismos de salvaguarda serão compatíveis com Android e iOS.
Ninguém será obrigado a fazer parte desta rede de localização. Embora todos os equipamentos venham com essa opção ativa por defeito, o utilizador poderá optar por não fazer parte dela se assim o desejar.
A Google informa ainda que mais dispositivos de localização serão adicionados em breve à rede Find My Device. Isto significa que o alcance e precisão da mesma só irá melhorar no futuro.