A chegada do mês de agosto não impede a Google de continuar a atualizar a sua plataforma Android Auto com excelentes novidades para quem vai de viagem. Temos agora uma nova versão estável deste sistema para o centro de informação e entretenimento dos nossos carros com boas novidades para as nossas deslocações.
A sua distribuição começou há escassas horas com a chegada da versão Android Auto 10.1. O novo sistema deve ser instalado no nosso smartphone Android, por exemplo, com a aplicação disponível gratuitamente através da loja Google Play Store.
Atualização do Android Auto chega a tempo das viagens de verão
A aposta da Google no Android Auto tem aumentado consideravelmente nos últimos meses. Sobretudo desde a atualização que nos trouxe a interface simplificada, já obedecendo aos ditames da filosofia de design Material You com a tão aguardada Coolwalk.
Ainda assim, a atualização Coolwalk do Android Auto não está disponível para todos os utilizadores da plataforma, dependendo esta da versão disponível, bem como das caraterísticas do automóvel. Não obstante, esta é a atualização que dá continuidade ao trabalho que tem vindo a ser feito pela tecnológica norte-americana.
O melhor de tudo? Esta atualização que nos traz a versão Android Auto 10.1 passou de versão beta (de testes), para versão estável disponível para o grande mercado, tudo isto no espaço de poucas semanas.
É a prova definitiva da maior atenção dada pela Google a este seu produto, algo que só podemos parabenizar face ao valor que esta solução acrescenta aos nossos automóveis.
Estas são as principais novidades para o Android Auto
Em primeiro lugar nesta versão do Android Auto temos um novo design para a assistente virtual da empresa, a Assistente Google, agora com visual renovado. Está mais moderna e muito parecida com o seu aspeto nos smartphones Android, entre outros dispositivos móveis em que esteja presente e disponível.
O novo aspeto tem agora mais cores e luz na parte inferior. Ademais, é agora capaz de transcrever texto para facilitar a compreensão dos conteúdos e mostrar, efetivamente, que nos está a perceber. Por outras palavras, podemos agora ver se o comando recebido pela Assistente foi efetivamente (bem) compreendido pela mesma.
Em segundo lugar temos a correção de um dos piores erros ou bugs no Android Auto que afetava o Google Maps. Na prática, a aplicação continuava aberta ao se desconectar o smartphone do carro. Era algo particularmente chato e sobretudo, uma imperfeição.
Além disso, a Google aproveitou também para corrigir alguns dos problemas de instabilidade e bugs gerais que afetavam a plataforma, algo normal em qualquer distribuição. Ainda assim, o seu funcionamento estará agora mais estável.
Implementação do novo design Material You
A atualização Coolwalk que nos traz, entre outras novidades, o modo escuro e modo claro, com maior implementação do aspeto Material You também se faz notar. Na prática, podemos encontrar um novo look, um novo aspeto geral no menu das opções e configurações do Android Auto.
Todavia, tal como referido supra, estas novidades não estão disponíveis de imediato para todos os utilizadores. A nova distribuição está em gradual distribuição, chegando a novos grupos de utilizadores com o passar do tempo. Este processo é, ao que tudo indica, aleatório e controlado apenas pela Google, pelo que não podemos precisar a sua exata data de chegada.
Esta lentidão na uniformização das novas caraterísticas prende-se também com as pequenas alterações no código-fonte do sistema operativo. Nos diversos sistemas para os quais este software tem que estar preparado e na necessidade de adaptação a várias fabricantes.
Em todo o caso, esperamos que este ciclo de atualizações acelere para trazer as novidades o quanto antes.
Atualiza a app Android Auto através da Google Play Store
Por fim, agora que o Android Auto 10.1 fica disponível para o grande público o processo de atualização é simples. Terás que aceder à listagem da aplicação na loja oficial, a Google Play Store e atualizar a app. Em seguida, ao ligar o smartphone ao centro de infotainment do carro, o mesmo dará início à atualização da plataforma.
Alternativamente também podem descarregar a mais recente versão através do repositório APK Mirror, descarregando aí o ficheiro .APK que, em seguida, podem instalar no vosso smartphone. Depois, segue-se o mesmo processo descrito acima com a atualização da plataforma ao ser conectado o smartphone ao carro.
Editores 4gnews recomendam: