A Google anunciou hoje a disponibilização da primeira versão Developer Preview do Android 15. Esta é a primeira versão de teste do novo sistema operativo da empresa, disponível para equipamentos Pixel.
Este lançamento marca o início do processo de lançamento do Android 15 para o mercado. Durante os próximos meses serão lançadas várias versões de teste do sistema operativo e a sua versão final só deverá chegar no verão.
A Google afirma que o Android 15 irá focar-se em três pontos: privacidade / segurança, suportar criadores e programadores e maximizar o desempenho de aplicações. Estes serão os pilares que guiarão a empresa no desenvolvimento do seu novo sistema operativo. Em seguida, damos a conhecer as suas principais novidades.
Android 15 traz um reforço da privacidade dos utilizadores
Uma das novidades do Android 15 é o aumento dos Android AD Services para o nível 10. Para o utilizador, esta medida "melhora a privacidade do utilizador e permite experiências de publicidade personalizadas e eficazes para aplicações para dispositivos móveis".
Agora será possível partilhar apenas parte do ecrã
Outra das novidades incluídas no Android 15 será particularmente interessante para quem costuma partilhar o ecrã do smartphone com outros. A nova versão do sistema operativo implementa a possibilidade de partilha parcial do ecrã.
Isto significa que poderás selecionar uma parte específica do ecrã durante uma transmissão em tempo real. Algo que até agora não era possível, obrigando o utilizador a partilhar a totalidade do ecrã do seu smartphone com terceiros.
Health Connect com mais tipos de dados disponíveis
A plataforma Health Connect da Google sairá reforçada com o lançamento do Android 15. Com esta versão, a Google adicionará novos tipos de dados relacionados com fitness e nutrição.
Adicionalmente, serão adicionadas novas medidas de segurança para os dados em causa. Tudo para que estes estejam mais protegidos de malware e modificações de arquivos indesejadas.
Novos controlos para a câmara do smartphone
O Android 15 traz uma novidade que pretende melhorar a experiência fotográfica com pouca luz. Esta "dá aos programadores o controlo para aumentar o brilho da visualização da câmara".
Teremos ainda uma maior precisão no controlo do flash da câmara. Este novo recurso permitirá gerir a intensidade do flash no momento de captar uma fotografia.
Adicionado suporte UMD para aplicações MIDI
Olhando para os criadores de música, a Google implementa suporte UMD para aplicações virtuais MIDI. Isto possibilita uma maior funcionalidade de aplicações de composição e sintetizadores.
Maior eficiência energética em longos períodos de trabalho
A Google irá atualizar o Android Dynamic Performance Framework (ADPF) para melhorar o consumo energético do equipamento. Em smartphones compatíveis, esta novidade melhorará as "cargas de trabalho em segundo plano de longa duração".
O sistema irá ajustar as frequências do CPU e GPU para melhor acomodar as necessidades de processamento em cada momento. Serão ainda implementados limites térmicos para reduzir o fenómeno de estrangulamento térmico, ocorrido quando o smartphone reduz o desempenho para proteger os componentes contra o sobreaquecimento.
Como podes constatar, muitas das novidades anunciadas pela Google estarão longe da vista do utilizador. São mudanças sem grande impacto visual, mas que prometem melhorar a experiência de utilização do smartphone.
Quando será lançado o Android 15?
A partir de hoje, os utilizadores Pixel já podem descarregar a primeira Developer Preview do Android 15. Trata-se de uma versão de teste do sistema não aconselhada para utilização diária devido aos bugs que ainda se verificam.
Em março deverá ser disponibilizada a segunda versão Developer Preview e entre abril e julho serão lançadas várias versões beta do Android 15. Já a sua versão final e estável chegará em agosto ou setembro, conforme indica a Google.