Google lança finalmente versão final do Android 12, mas há um senão

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Após meses de testes, a Google anunciou hoje o lançamento da versão final e estável do Android 12. Esta é a mais recente iteração do sistema operativo móvel mais usado no mundo e que chegará brevemente ao teu equipamento.

Pese embora este marco importante, ainda não será a partir de hoje que os utilizadores poderão instalar o Android 12 nos seus smartphones. Nem mesmo os utilizadores Pixel terão acesso hoje ao novo sistema operativo.

Google disponibiliza o Android 12 para o AOSP

Rompendo com uma tradição de anos, a Google optou por disponibilizar o Android 12 primeiramente no AOSP (Android Open Source Project). Isto significa que as fabricantes já têm acesso ao seu código, mas os utilizadores ainda não o receberão nos seus equipamentos.

Com efeito, a Google promete a disponibilização do Android 12 nos smartphones Pixel nas próximas semanas. Isto significa que mesmo estes terão de esperar mais alguns dias para receber a nova versão deste sistema operativo.

Marcas como Samsung, OnePlus, Xiaomi, Oppo, Realme, Tecno e Vivo serão as próximas a disponibilizar o Android 12 para os seus utilizadores. Algo que acontecerá, segundo a Google, no final do ano.

Infelizmente, a Google não tem como garantir o cumprimento deste calendário. A atualização de smartphones para o Android 12 está inteiramente à responsabilidade das marcas, o que significa que algumas serão mais céleres que outras na disponibilização do software.

Da parte da Google, resta-lhe agradecer aos milhares que contribuíram durante meses para o desenvolvimento do Android 12. Segundo a empresa americana, foram mais de 225 mil os participantes que enviaram mais de 50 mil relatórios de erro para a empresa americana.

As principais novidades do Android 12

Com o lançamento do Android 12, a Google transita para a era do "Material You". Este é um conceito de design focado no utilizador e nas suas preferências, mudando de cores e esquemas consoante os seus gostos.

Com efeito, a filosofia dos temas é implementada ao nível do sistema. Isto significa que as cores serão moldadas consoantes o papel de parede escolhido pelo utilizador e terão repercussão nos diversos menus do Android 12.

Outro ponto fulcral do novo sistema operativo da Google será a privacidade do utilizador. Rapidamente este saberá quando a câmara e o microfone estão a ser utilizados, podendo-os desabilitar facilmente.

Ademais, temos a introdução de um painel de privacidade onde o utilizador terá um aglomerado de informações pertinentes. Aí, saberá, em detalhe, quais os dados recolhidos por qualquer aplicação, além de poder cessar tais permissões imediatamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Chrome Journeys: planeia a tua próxima viagem com o Google
  • YouTube: nova funcionalidade permite retomar vídeos parcialmente reproduzidos
  • Funcionalidade Play Something: deixa a Netflix escolher o que vais ver no teu equipamento Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.