Google lança finalmente o Nearby Share! Conhece a alternativa ao AirDrop

Carlos Oliveira
1 comentário

Depois de várias semanas de testes intensivos, eis que uma das mais esperadas funcionalidades do Android finalmente chegou. A Google anunciou hoje o lançamento do Nearby Share, uma função em tudo semelhante ao aclamado AirDrop.

Tal como sucede no serviço da Apple, o Nearby Share permite a partilha rápida e simples de ficheiros entre dispositivos. Apenas com alguns cliques, passará a ser possível fazer partilhas com aqueles que estão perto de ti (literalmente).

Nearby Share

Como funciona o Nearby Share

Esta funcionalidade vai simplificar - e muito - o processo de partilha de ficheiros e links entre utilizadores Android. Depois de selecionado aquilo que queres partilhar, o Nearby Share aparecerá no menu Partilhar. Depois é só selecionar a pessoa que deverá recebê-lo.

Assim que concluas estes passos, o recetor será notificado e terá a opção de aceitar ou recusar o envio do ficheiro. Uma vez aceitada a transferência, será o próprio Nearby Share a escolher o protocolo para a realizar.

Animated GIF - Find & Share on GIPHY
Via GIPHY

Será possível partilhar informações por Bluetooth, Wi-Fi ou WebRTC. Isto significa que não precisas de estar conectado à internet para que esta funcionalidade possa operar. Necessitas apenas de estar próximo de quem vai receber o ficheiro.

Uma vez que isto funciona por proximidade, a Google tomou medidas para garantir a segurança dos intervenientes. Poderás permanecer invisível, visível para todos os contactos ou só para alguns. Isto garante que não venhas a receber ficheiros de alguém estranho.

Para já, esta funcionalidade está limitada aos smartphones Android. Nos próximos meses, a Google promete alargar a compatibilidade do serviço para os Chromebooks. Ainda não temos indicações de quando chegará ao Windows, Mac e Linux.

Quando chegará ao teu smartphone

A Google anunciou que o Nearby Share começará hoje a ser disponibilizado para os Pixel e equipamentos selecionados da Samsung. Porém, não especificou quais os eleitos.

Fica ainda a promessa de que mais smartphones se vão juntar ao lote de eleitos nas próximas semanas. Confirma-se a compatibilidade de equipamentos com Android 6 e acima, mas desconhece-se a forma de disponibilização.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.