Depois de várias semanas de testes intensivos, eis que uma das mais esperadas funcionalidades do Android finalmente chegou. A Google anunciou hoje o lançamento do Nearby Share, uma função em tudo semelhante ao aclamado AirDrop.
Tal como sucede no serviço da Apple, o Nearby Share permite a partilha rápida e simples de ficheiros entre dispositivos. Apenas com alguns cliques, passará a ser possível fazer partilhas com aqueles que estão perto de ti (literalmente).
Como funciona o Nearby Share
Esta funcionalidade vai simplificar - e muito - o processo de partilha de ficheiros e links entre utilizadores Android. Depois de selecionado aquilo que queres partilhar, o Nearby Share aparecerá no menu Partilhar. Depois é só selecionar a pessoa que deverá recebê-lo.
Assim que concluas estes passos, o recetor será notificado e terá a opção de aceitar ou recusar o envio do ficheiro. Uma vez aceitada a transferência, será o próprio Nearby Share a escolher o protocolo para a realizar.
Será possível partilhar informações por Bluetooth, Wi-Fi ou WebRTC. Isto significa que não precisas de estar conectado à internet para que esta funcionalidade possa operar. Necessitas apenas de estar próximo de quem vai receber o ficheiro.
Uma vez que isto funciona por proximidade, a Google tomou medidas para garantir a segurança dos intervenientes. Poderás permanecer invisível, visível para todos os contactos ou só para alguns. Isto garante que não venhas a receber ficheiros de alguém estranho.
Para já, esta funcionalidade está limitada aos smartphones Android. Nos próximos meses, a Google promete alargar a compatibilidade do serviço para os Chromebooks. Ainda não temos indicações de quando chegará ao Windows, Mac e Linux.
Quando chegará ao teu smartphone
A Google anunciou que o Nearby Share começará hoje a ser disponibilizado para os Pixel e equipamentos selecionados da Samsung. Porém, não especificou quais os eleitos.
Fica ainda a promessa de que mais smartphones se vão juntar ao lote de eleitos nas próximas semanas. Confirma-se a compatibilidade de equipamentos com Android 6 e acima, mas desconhece-se a forma de disponibilização.
Editores 4gnews recomendam:
- Teclado da Google Gboard vai ficar ainda melhor! Conhece as novidades
- Estás ansioso pelo Xiaomi Mi A4? Então temos péssimas notícias para ti!
- Realme V5 tem chegada confirmada à Europa! O Xiaomi Redmi Note 9S que se cuide