A Google trabalha atualmente numa nova função que facilitará a vida aos utilizadores do sistema operativo Android, auto-arquivando as apps que não usamos. Conforme a tecnológica norte-americana, esta novidade pode poupar até 60% do espaço ocupado pela aplicação que fica "esquecida" no nosso dispositivo, evitando ter que a desinstalar.
O primeiro passo? Entregar este novo recurso aos programadores. Serão estes que, ao usar o App Bundle, poderá adicionar o suporte para o arquivamento automático das respetivas aplicações. Estas continuarão instaladas no telefone, mas ocuparão menos espaço.
Google introduz novo recurso poderoso para o sistema operativo Android
O problema de falta de espaço no smartphone é cada vez menos frequente, mas perdura certo é em dispositivos mais limitados, com menos recurso como o armazenamento interno. Face ao exposto, para os utilizadores a única opção quando escasseia o espaço passa naturalmente por apagar algumas aplicações.
Certo é, porém, que ninguém gosta de ser obrigado a escolher as apps que vai ter que remover. Bom, a pensar nisso, a Google está a trabalhar numa nova funcionalidade que nos poderá ajudar a manter as nossas apps e, mesmo assim, libertar algum espaço interno.
O anúncio foi feito pela própria Google, dando a saber que para o seu sistema operativo Android chegará a nova função de Auto-Arquivamento das Aplicações (menos usadas).
Poupar espaço e manter as apps instaladas no teu smartphone Android
A premissa é nobre e de utilidade inquestionável. Porém, certo é que para remover ainda mais espaço temos que as apagar efetivamente do telefone. Não obstante, a Google afirma que poderemos assim poupar até 60% do espaço ocupado pelas apps.
Segundo a própria empresa, a forma como tal "liberta espaço" é ao parcialmente remover a aplicação do dispositivo ao invés de a apagar completamente. Na prática, permanece o "corpo" da app no telefone, bem como os dados pessoais e o ícone da mesma.
Porém, o seu "corpo" principal é removido do telefone para assim libertar espaço de armazenamento. Em todo o caso, na eventualidade de abrirmos novamente a aplicação, esta irá descarregar os seus conteúdos automaticamente via Play Store e retomar as operações.
Opção a cargo dos utilizadores de dispositivos Android
O utilizador que queria usar esta função terá que optar por tal. Isto sucederá durante o processo de instalação da nova aplicação no dispositivo Android via Google Play Store.
- O utilizador tenta instalar uma nova app num dispositivo com pouca memória interna sobrante
- Surgirá uma janela de notificação flutuante (pop up) a perguntar se o utilizar quer ativar o auto arquivamento
- Caso o utilizador opte por ativar esta opção, as apps não usadas no dispositivo do utilizador serão auto arquivadas para poupar armazenamento interno.
Note-se que também os programadores terão que dotar as suas apps de suporte para esta nova função da Google para o sistema operativo Android. Já para os utilizadores, apenas as aplicações que este efetivamente raramente usa serão alvo da "compactação".
Por fim, a partir de agora contamos com uma adoção gradual desta nova funcionalidade, tanto pelos programadores numa primeira fase e, posteriormente, também pelos utilizadores de dispositivos móveis Android.
Editores 4gnews recomendam: