Google I/O: O que esperar e o que será revelado no evento

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google prepara a sua revelação do Google I/O. A empresa de Mountain View subirá ao palco no dia 7 de maio para nos mostrar aquilo que tem vindo a trabalhar neste último ano. A Google I/O é destinada maioritariamente a desenvolvedores, porém, este ano não se espera que seja só software.

Os rumores indicam que é possível vir a ter apresentado pelo menos 3 produtos de hardware. Infelizmente não nos parece que um smartwatch da Google esteja nos planos para a feira. Por muito que se tenha vindo a falar nos últimos tempos.

A Google I/O trará no hardware

  • Google Pixel 3a
  • Google Pixel 3a XL
  • Google Nest Hub Max

Os smartphones de gama média da Google com o nome de Pixel 3a deverão ser revelados de forma oficial. Os telemóveis deverão chegar a mais mercados onde os Pixel não chegaram. Assim sendo, é presumível imaginar que os terminais deverão bater em Portugal e no Brasil. Os preços também serão mais atrativos com o valor mínimo a roçar os 350€.

O Nest Hub Max deverá ser um gadget para casa idêntico ao Google Home Max. O gadget já caiu em fugas de informações anteriores e não deverá passar ao lado da revelação oficial. Lembro que a Google comprou a Nest há uns anos e tem melhorado pouco os seus gadgets. Talvez este seja o início de algo. Este gadget será um "tablet" para casa com 10" polegadas que te dará a possibilidade de interagires com a assistente, medires a temperatura de casa ou até ver as câmaras de segurança.

Google I/O será maioritariamente software

Android Q (Android 10)

Visto que o Android Q, ou Android 10, já está nas mãos dos desenvolvedores em modo Beta já sabemos a maior parte das evoluções. A Google dará mais valor à segurança e menos à mudança de design. Ainda assim, espera-se que o Android Q nos traga um Dark Mode completo. Tanto nas Apps como no sistema.

Espera-se também mais integração da Assistente no software e pequenas mudanças de design. As informações são claras face ao Android Q, este ano será uma melhoria e não uma evolução considerável.

Android e Chrome que será interagido apenas por voz?

Outros rumores referem que a Google está a trabalhar num sistema Android e numa versão Chrome que será interagido apenas por voz. Ainda não sabemos nada em concreto sobre estas novas possibilidades, temos apenas a ideia que não será interagido como um smartphone normal. Veremos até que ponto é que se pode tornar real.

Apps que terão melhorias

Por fim, acredita-se que a empresa americana venha a referenciar melhorias nas suas aplicações. Não é a primeira vez que acontece e este ano não serão diferentes. Infelizmente, neste campo estamos às escuras sem ter uma ideia do que esperar. Sabemos sim que se a Google pegar em Apps para melhorar deverão ser as seguintes:

  • Google Lens,
  • Maps,
  • Youtube,
  • Duo,
  • Google Fotos

Como sempre a Google revelará todas as novidades num evento em direto. Segue a 4gnews e ficarás a par de tudo aquilo que precisas para não perder pitada da Google I/O e outros eventos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi lança um telemóvel com bateria para 15 dias por apenas 55€
  • Conhece os 10 telemóveis com maior autonomia da bateria
  • CEO da Redmi nega os rumores e imagens do Xiaomi Redmi X
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.