
A Google anunciou nesta terça-feira (17) as datas do seu tradicional evento de programadores. O Google I/O 2026 acontecerá entre os dias 19 e 20 de maio no Shoreline Amphitheatre, localizado na Califórnia, Estados Unidos.
De acordo com o anúncio, o evento contará com “apresentações de líderes da Google, conversas informais, demonstrações de produtos e mais” que serão transmitidas em direto.
O que esperar do Google I/O 2026
Para quem não conhece, o Google I/O é o evento em que a empresa costuma apresentar as principais novidades que estão a chegar aos seus sistemas operativos para smartphones, tablets, smartwatches, wearables e veículos.
Como já se tornou tradição nos últimos anos, a tecnologia do momento deve estar presente em boa parte dos anúncios da conferência deste ano, portanto, prepare-se para ouvir IA centenas de vezes.
Por estar presente em dezenas de milhões de dispositivos globalmente, as novidades de IA do Gemini para sistemas Android que aparecerão no evento devem ser disponibilizadas inicialmente para dispositivos Pixel, mas, futuramente, devem chegar aos equipamentos de outras fabricantes.
Relembre o que foi apresentado no Google I/O 2025
No Google I/O do ano passado, a Google reforçou a sua aposta em inteligência artificial ao integrar o Gemini em praticamente todos os seus produtos. O Gemini 2.5 Flash ganhou melhorias de desempenho, enquanto o novo modo Deep Think trouxe raciocínio avançado. A empresa também apresentou o Imagen 4 para imagens, o Veo 3 para vídeo com áudio nativo e novos recursos do Gemini Live, incluindo partilha de câmara e integração com aplicações.
A Pesquisa Google recebeu o Modo IA, com respostas personalizadas, criação de gráficos e até ações automatizadas, como compras e reservas com autorização do utilizador. O AI Overviews foi expandido para mais de 200 países, reforçando a busca interativa e personalizada.
No Workspace, o Gmail ganhou respostas inteligentes e organização automática, enquanto o Meet recebeu tradução de voz em tempo real. Entre outras novidades, a Google revelou o Google Beam para videochamadas 3D, o Flow para criação de filmes com IA e o agente de programação Jules.