
A versão 3.33 da Google Home traz uma novidade consigo. A partir de agora a nova função Membro está disponível. Este recurso permite dar acesso limitado ao controlo da tua Smart Home a um convidado ou às crianças da família.
Recorde-se que, antes desta versão, a app só permitia adicionar convidados com acesso de administrador. Isso permitia que o elemento externo tivesse os mesmos privilégios e conseguisse fazer alterações relevantes como adicionar ou remover dispositivos e vincular assinaturas, por exemplo.
Por outras palavras, o convidado tinha acesso a todas as opções disponíveis, o que significava menos segurança (no caso das crianças) e menos privacidade, com os convidados adultos a acederem a todos os dados.
A partir de agora, é possível escolher entre as opções de administrador e membro. No caso deste último, é possível definir tudo o que esse convidado pode fazer através da app. Por exemplo, podem ter acesso à fechadura inteligente, colunas, iluminação, entre outros.
Segundo o site Phone Arena, há duas opções disponíveis para membros. A primeira inclui acesso às configurações e permite gerir as configurações dos dispositivos e recursos da casa. Já a segunda dá acesso às atividades, o que significa que o convidado pode ver o histórico de câmaras, fechaduras inteligentes e sensores de presença.
Caso o utilizador decida que não justifica ativar qualquer uma destas opções, o convidado fica com acesso ao controlo básico dos dispositivos – mas está impossibilitado de fazer qualquer alteração ou ver registos.
Com este novo recurso, pela primeira vez, criança com menos de 13 anos vão conseguir utilizar esta app. Tudo porque podem ser adicionadas como membros com permissão para acender luzes, por exemplo, ou ajustar a temperatura de casa.