Google Gmail vai mudar, e este será o aspeto que te espera

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Cada vez mais, a Google pretende tornar o Gmail na base de tudo o que precisas para realizar as tuas tarefas escolares ou profissionais. E isso vai levar a uma nova mudança já durante este mês de fevereiro.

O novo layout do Gmail vai combinar o Chat, o Spaces e o Meet na lateral esquerda da tua página principal, ao lado do teu correio eletrónico. Estes estarão disponíveis num menu que permitirá alternar entre todos sem teres de sair da mesma janela do navegador.

Este menu vai substituir as barras laterais que te encaminham atualmente para estes serviços. Quanto ao aspeto geral da plataforma, vai cada vez mais ao encontro do Material You estreado pela Google no Android 12.

Novo aspeto do Gmail chega opcionalmente a partir de 8 de fevereiro

Como podes ver na imagem partilhada pela própria Google, existirão bolhas de notificação que te indicam se é necessário alternar entre plataformas. Além disso, a Google promete lançar uma pesquisa unificada entre conversas e emails nos próximos meses.

De acordo com a Google, os utilizadores podem optar por testar esta nova experiência já a partir de 8 fevereiro. Caso não gostem, numa fase inicial poderão voltar ao Gmail clássico através das definições.

A partir de abril de 2022, os utilizadores que não optaram por este novo design começarão a vê-lo por defeito. No entanto, continuarão a poder revertê-lo para o modelo clássico através das definições.

Novo design será obrigatório a partir do final de junho

No final do segundo trimestre do ano, esta passa a ser a experiência padrão no Gmail. E aí deixa de haver opção para voltar ao Gmail clássico. A Google promete partilhar mais informação de quanto estas mudanças vão ocorrer em breve.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10 Pro global pode chegar com a característica mais adorada
  • HBO Max chega a Portugal a 8 de março com desconto vitalício imperdível
  • Amazfit GTR 3 Pro ganha um novo recurso de saúde que o torna um smartwatch de topo
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.