Google Gmail vai mudar, e este será o aspeto que te espera

Bruno Coelho
Comentar

Cada vez mais, a Google pretende tornar o Gmail na base de tudo o que precisas para realizar as tuas tarefas escolares ou profissionais. E isso vai levar a uma nova mudança já durante este mês de fevereiro.

O novo layout do Gmail vai combinar o Chat, o Spaces e o Meet na lateral esquerda da tua página principal, ao lado do teu correio eletrónico. Estes estarão disponíveis num menu que permitirá alternar entre todos sem teres de sair da mesma janela do navegador.

Este menu vai substituir as barras laterais que te encaminham atualmente para estes serviços. Quanto ao aspeto geral da plataforma, vai cada vez mais ao encontro do Material You estreado pela Google no Android 12.

Novo aspeto do Gmail chega opcionalmente a partir de 8 de fevereiro

Este será o novo aspeto do Gmail
Este será o novo aspeto do Gmail

Como podes ver na imagem partilhada pela própria Google, existirão bolhas de notificação que te indicam se é necessário alternar entre plataformas. Além disso, a Google promete lançar uma pesquisa unificada entre conversas e emails nos próximos meses.

De acordo com a Google, os utilizadores podem optar por testar esta nova experiência já a partir de 8 fevereiro. Caso não gostem, numa fase inicial poderão voltar ao Gmail clássico através das definições.

A partir de abril de 2022, os utilizadores que não optaram por este novo design começarão a vê-lo por defeito. No entanto, continuarão a poder revertê-lo para o modelo clássico através das definições.

Novo design será obrigatório a partir do final de junho

No final do segundo trimestre do ano, esta passa a ser a experiência padrão no Gmail. E aí deixa de haver opção para voltar ao Gmail clássico. A Google promete partilhar mais informação de quanto estas mudanças vão ocorrer em breve.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.