Gmail Smart compose Google Assistant Google I/O 2018
A Google vai poder escrever os emails por ti. Caso queiras, é claro.

Depois de termos conhecido o novo Gmail, recheado de novas funcionalidades de produtividade, segurança e um novo look, temos agora o Smart Compose. Tal como aqui avançamos em ocasião anterior, o Google tornou agora o seu serviço de correio eletrónico numa plataforma inteligente, rápida e segura.

Agora, com uma nova interface, uma nova “cara” e novas funções como as respostas inteligentes ou o Snooze. Mais ainda, o Gmail dar-te-á sugestões de auto-preenchimento para completares as frases com as expressões que mais utilizas. Esta é a premissa da Smart Compose.

Vê ainda: ZTE suspende fabrico e venda de smartphones

As novidades foram apresentadas ontem, 8 de maio durante a conferência de inauguração ou keynote da Google I/O 2018. Muito em breve o Gmail vai ajudar-te a poupar tempo. Para tal dar-te-á as sugestões com as frases que mais utilizas, mais ma vez, para poderes fazer mais com o teu tempo.

A empresa de Sundar Pichai frisou ainda que o seu Smart Compose poderá eventualmente escrever emails por ti. Isto é, à medida que vais preenchendo a nova mensagem de correio eletrónico o serviço da Google vai dar-te sugestões de frases, termos e terminações.

Inteligência Artificial da Google ao teu serviço, agora no novo Gmail

Bastará aceitar a sugestão, para tal clicando nela para a adicionar ao texto. Alternativamente a Google implementará o atalho na tecla tab para que o Gmail saiba que efetivamente queres e utilizas esta expressão. Posto isto, a tecnológica afirma que poderás assim reduzir os erros ortográficos, a necessidade de reler todo o texto e claro, poupar-te tempo precioso no teu dia-a-dia. Estas funcionalidades serão gradualmente aplicadas pela tecnológica norte-americana. Tudo isto, claro, graças à inteligência artificial (IA) e aos algoritmos de machine learning da Google.

Chama-se Smart Compose e foi apresentada na Google I/O 2018

A inteligência artificial (IA) é um dos maiores trunfos da Google, empresa sempre ávida para encontrar novas aplicações para os seus algoritmos de machine learning. Agora, no Gmail terás uma IA ciente do contexto das mensagens, apresentando-te sugestões inteligentes.

Isto é, caso envies um email durante um feriado, uma ocasião especial como o Natal, o Smart Compose dar-te-á sugestões adequadas. Por exemplo “Feliz Natal” ou “Ótima quadra natalícia“.

Poderás também “ensinar” a IA da Google a sugerir automaticamente saudações, despedidas e informações relevantes no teu dia-a-dia. Isto é, sugestões de morada, de marcação de reuniões ou meras (mas importantes) cordialidades.

Smart Compose Gmail Google IO 2018 Gmail iOS
O serviço Gmail também já recebeu novidades na sua aplicação para dispositivos móveis iOS.

A Smart Compose será inteligente ao ponto de saber se estás a responder ou a enviar emails a algum contacto com o qual não falavas há algum tempo. Isto é, imaginemos que há vários meses que não falas com um dos teus contactos. Aí, a inteligência artificial da Google sugerirá que envies alguns cumprimentos cordiais. Algo do género “Tudo bem desde a nossa última conversa?

Smart Compose chegará em breve ao novo Gmail

Para usufruir do Smart Compose certifica-te de que já ativaste o  “Experimental Access” no teu Gmail. Para tal, na página principal (versão Web) entra nas Definições. Aí, encontrarás a opção  “Experimental Access” que deverás ativar.

Neste momento, infelizmente, a Smart Compose só está disponível no idioma inglês. Todavia, a tecnológica norte-americana já prometeu que iria distribuir esta ferramenta a mais utilizadores logo que possível. Algo que a própria deixou bem claro, no seu fórum oficial.

Numa última nota, para os utilizadores da Google Suite, ou simplesmente G Suite, a ferramenta ainda demorará alguns meses até ficar disponível. Assim que tal aconteça, ou que suporte novos idiomas, serão os primeiros a saber, aqui na 4gnews.

Caso já tenhas recebido as novidades do novo Gmail, nas próximas semanas terás também o Smart Compose muito em breve. Numa primeira fase apenas em inglês mas ainda assim extremamente cativante para qualquer “curioso”.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Google Fotos poderá colorir as antigas fotos a P&B – Google I/O 2018

Mi 7 revela todos os seus segredos em fotos reais ”hands-on”

Android Oreo da Google continua a crescer, tal como o Android Nougat

Fonte

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).