
Com o lançamento do Samsung Galaxy Watch8 chegou o Gemini ao Wear OS. Mas agora a Google confirmou que a sua IA vai também chegar a smartwatches de outras marcas – como Xiaomi e OnePlus – mais antigos. E parece que vais ter o Gemini no teu pulso já nas próximas semanas.
E a forma para verificares se já tens o Gemini no pulso, não podia ser mais simples. Seguindo as instruções dadas pelo site 9to5Google, basta abrir a Play Store no smartwatch e deslizar até encontrar a opção gestão de aplicações. Aqui podes ver se já tens a atualização do Google Gemini no Wear OS.
Se tiveres e a instalares, vais receber uma notificação a dizer “o Gemini agora está no seu relógio”. Esta mensagem significa que já não tens o Google Assistant no teu relógio, mas sim o Gemini.
Para começares a interagir com o Gemini, o processo é semelhante ao utilizado nos smartphones. Podes iniciar a “conversa” com a frase-chave “OK Google” ou, em alternativa, pressionares durante alguns segundos o botão lateral do mostrador do smartwatch.
Assim que inicias o Gemini, um ecrã inicial com um brilho no centro é exibido. Este é o sinal que antecede o já habitual “pergunte ao Gemini”.
De acordo com informações divulgadas pelo site Android Authority, o Gemini nos smartwatches já desempenha várias funções como definir temporizadores ou alarmes ou ainda interagir com outras aplicações – Por exemplo, com o Google Messages ou Calendar.
Para já, este Gemini ainda não fornece um resumo das notificações no relógio, nem tem acesso a aplicações de terceiros, como é o caso do WhatsApp.