Google Gboard recebe finalmente uma das mais desejadas funcionalidades!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Gboard é sem grande margem para dúvida, o melhor teclado disponível para smartphones Android (e também para iOS). Durante muito tempo, falou-se na chegada de uma muito desejada funcionalidade, o clipboard.

Esta nova funcionalidade, dá-te a possibilidade de gerir inúmeros pedaços de texto que tenhas copiado, aumentando drasticamente a produtividade do teclado.

Agora, depois de largos meses de espera, a funcionalidade foi finalmente implementada e já pode ser utilizada livremente por qualquer utilizador. No entanto, deves ter em atenção que está ainda disponível apenas na versão beta da aplicação. No entanto, é muito simples teres acesso à versão beta, basta registares-te aqui.

Google Gboard volta a afirmar-se como o melhor teclado para smartphones Android

Como referido anteriormente, o clipboard vai armazenar e manter organizado qualquer pedaço de texto que tenhas copiado, tornando-o acessível em qualquer altura. Além disso, vai ainda permitir que organizes todos os dados armazenados, da forma que te for mais conveniente.

Para ativares a nova funcionalidade, é muito simples. Primeiro, precisas de garantir que estás registado no programa beta do Google Gboard e que tens a mais recente versão da aplicação. Depois, basta carregares no botão "G" no canto superior esquerdo do teclado e aceder às opções extra através dos 'três pontos' no canto oposto.

Se tiveres a mais recente versão da aplicação, já vais poder encontrar o ícone que diz 'Clipboard', basta clicar nesse ícone e ativar a funcionalidade. De forma a aumentar ainda mais a tua produtividade, aconselho-te a arrastares o ícone para a barra de navegação.

Mas para que serve realmente este 'Clipboard'?

Esta é uma nova funcionalidade que tem tanto de simples, como de útil. Quanto mais utilizas esta funcionalidade, mais situações irás encontrar onde ela se revela muito útil.

Por exemplo, para guardar de forma rápida e prática números de telefone, contactos de email e até mesmo links para um site ou notícia que queres ler mais tarde, ou partilhar com um amigo.

Podes até utilizar esta funcionalidade como uma espécie de "smart reply". Para isso, basta gravares e organizares no clipboard as respostas que utilizas mais frequentemente. Assim, podes 'escrever' frases completas com apenas um clique! Esta é sem dúvida uma forma de utilizar esta funcionalidade muito interessante.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Fotos vai tornar ainda mais fácil a partilha de fotos!
  • Firefox pode uma vez mais saltar à frente do Google Chrome com nova funcionalidade
  • Google Play Store teve um punhado de aplicações inseguras em 2018
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.