Google ganha a todas as marcas do universo Android com a sua política de atualizações

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Com o lançamento da série Pixel 8, a Google conseguiu superar todas as marcas rivais do universo Android com a sua nova política de atualizações. A gigante de pesquisa fornece nada mais nada menos que sete anos de grandes atualizações de software para a sua mais recente série de smartphones.

Neste artigo, fazemos um resumo da política de atualizações das principais marcas de smartphones para estarem informado quando for altura de comprar um novo terminal.

Google: política de atualização diferente para o seu portefólio de smartphones

imagem do Pixel 8 Pro
A série Pixel 8 trouxe consigo alterações na política de atualizações da Google Crédito@Google

Tal como já dissemos, atualmente a Google é a marca que fornece mais anos de atualizações de software para a sua série Pixel 8 com sete anos de upgrades. Mas atenção que as restantes séries da marca não beneficiam desta generosidade.

Os modelos anteriores a esta série apenas têm direito a três anos de atualizações de software. Já no que respeita à segurança, os modelos Pixel 8 têm os mesmos sete anos, a série Pixel 7 conta com cinco anos de atualizações enquanto as restantes séries estão limitadas aos três anos.

Samsung: atualizações generosas para os topo de gama

Ainda que tenha sido a pioneira a estender o número de grandes atualizações, atualmente, a política da Samsung favorece os modelos topo de gama. Para as séries Galaxy S, Galaxy Z (dobráveis) e Galaxy Tab S, a marca disponibiliza upgrades de software durante quatro anos.

Já os modelos do segmento de gama média têm direito a três anos de atualizações de software, sendo que a gama mais baixa fica apenas com uma a duas atualizações.

A Samsung é mais generosa a atualizar a segurança com os modelos premium e empresariais a receberem patches de segurança durante cinco anos enquanto os restantes recebem durante quatro anos.

Xiaomi: site oficial da marca informa sobre atualizações

Na sua política de atualizações, a Xiaomi destaca mais a sua interface em detrimento do sistema operativo Android. Mas ainda assim, a sua política de atualizações anda a par e passo com as restantes marcas.

Recentemente, a marca chinesa anunciou que o Xiaomi 13T e o Redmi K60 Ultra iam ter direito a quatro anos de atualizações de software e cinco anos de upgrades em segurança.

Os restantes modelos contam com dois anos. Mas atenção, como a Xiaomi se refere sempre à MIUI que agora foi substituída pelo HyperOS, a política de atualizações da marca não é totalmente explícita quanto aos anos reais que os modelos recebem atualizações.

Para verificares se o teu smartphone Xiaomi vai (ou não) receber mais atualizações, deves consultar a área dedicada no site oficial da marca.

OnePlus: política de atualizações dividida em três níveis

A OnePlus divide a sua política de atualizações em três níveis. Os modelos de última geração mais recentes têm direito a quatro anos de atualização de software, modelos premium mais antigo têm upgrades durante três anos e o segmento de gama média conta apenas com dois anos.

Já na segurança, a divisão é a mesma. Cinco anos para os modelos premium mais recentes, quatro anos para outros terminais de topo e três anos para os restantes.

OPPO: modelos de topo são beneficiados

A OPPO já anunciou que os seus modelos premium lançados em 2023 vão ter direito a quatro anos de atualizações do sistema operativo e a cinco anos de upgrades em segurança.

O restante portefólio da marca recebe três anos de atualizações de software e de segurança. No entanto, alguns modelos mais acessíveis podem receber apenas dois anos de atualizações.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt