Google Fotos vai poupar recursos! Entende o que significa

António Guimarães
Comentar

A Google anunciou que o seu serviço Google Fotos vai deixar de fazer cópias de segurança automáticas das fotografias partilhadas em apps. Estas incluem o WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e aplicações de conversação. Esta alteração foi feita na sequência da pandemia de COVID-19.

De acordo com a Google, a empresa tomou esta medida temporária para tentar poupar alguns recursos, visto que o número de fotografias a serem partilhadas pelas apps de comunicação aumentou exponencialmente desde a pandemia mundial.

dfgsg

Milhares de fotografias e vídeos são partilhados todos os dias e o Google Fotos cria cópias de segurança automáticas, colocando uma grande carga no serviço. Desta forma, o Google Fotos passa a ter, por pré-definição, as cópias desativadas.

Contudo, utilizadores poderão reativar essa função facilmente, bastante para isso acederem às definições do Google Fotos. É possível ainda escolher fotos e vídeos específicos para efetuar cópias de segurança. Assim sendo, o serviço mantém-se quase inalterado, apenas mais "poupado".

Fotografias e vídeos vão manter-se na app

É importante salientar que isto não significa que os vídeos e fotografias recebidos sejam eliminados do equipamento. Os mesmos irão manter-se disponíveis no WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, seja em qualquer aplicação de comunicação social.

Google já implementou outras medidas para lidar com a pandemia

No início das medidas de quarentena, a Google anunciou que iria reduzir a qualidade dos vídeos no YouTube, de forma a reduzir o esforço na largura de banda dos seus servidores. Esta foi a primeira medida que a empresa tomou para lidar com a pandemia mundial, que também foi aplicada pelo Netflix, eventualmente.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.