A Google anunciou que o seu serviço Google Fotos vai deixar de fazer cópias de segurança automáticas das fotografias partilhadas em apps. Estas incluem o WhatsApp, Facebook, Messenger, Instagram e aplicações de conversação. Esta alteração foi feita na sequência da pandemia de COVID-19.
De acordo com a Google, a empresa tomou esta medida temporária para tentar poupar alguns recursos, visto que o número de fotografias a serem partilhadas pelas apps de comunicação aumentou exponencialmente desde a pandemia mundial.
Milhares de fotografias e vídeos são partilhados todos os dias e o Google Fotos cria cópias de segurança automáticas, colocando uma grande carga no serviço. Desta forma, o Google Fotos passa a ter, por pré-definição, as cópias desativadas.
Contudo, utilizadores poderão reativar essa função facilmente, bastante para isso acederem às definições do Google Fotos. É possível ainda escolher fotos e vídeos específicos para efetuar cópias de segurança. Assim sendo, o serviço mantém-se quase inalterado, apenas mais "poupado".
Fotografias e vídeos vão manter-se na app
É importante salientar que isto não significa que os vídeos e fotografias recebidos sejam eliminados do equipamento. Os mesmos irão manter-se disponíveis no WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, seja em qualquer aplicação de comunicação social.
Google já implementou outras medidas para lidar com a pandemia
No início das medidas de quarentena, a Google anunciou que iria reduzir a qualidade dos vídeos no YouTube, de forma a reduzir o esforço na largura de banda dos seus servidores. Esta foi a primeira medida que a empresa tomou para lidar com a pandemia mundial, que também foi aplicada pelo Netflix, eventualmente.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Fotos recebe botão que se apresenta tão simples quanto útil!
- Files da Google perde uma nova medida de segurança antes de ser lançada
- Xiaomi Redmi 9 já chegou a Portugal e vem com uma oferta especial!