Google Fotos recebe novo método de pesquisa que vais certamente adorar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O serviço Google Fotos é um dos mais interessantes da empresa americana e consequentemente um dos mais usados mundialmente. A sua base é o armazenamento de fotografias e vídeo, mas as opções extra que oferece deixam-nos surpreendidos.

Agora, a empresa americana começa a testar um novo método de pesquisa em substituição do botão Google Lens presente no Fotos. Com ele, será possível fazer pesquisas por caras, entre outros detalhes.

Procura com base nas caras presentes numa fotografia chega ao Google Fotos

Quando selecionas uma imagem no Google Fotos são apresentadas quatro opções no final do ecrã: Partilhar, Editar, Lens e Eliminar. A nova alteração ao serviço vai substituir o atalho para o Google Lens por um tradicional botão Procurar.

Google Fotos

Esta nova opção dará ao Fotos um mecanismo de pesquisa ainda mais robusto. Graças à nova opção, os utilizadores poderão fazer pesquisas pelas caras das pessoas presentes em qualquer fotografia.

Esta descrição é bastante elucidativa do propósito da novidade a chegar ao Google Lens, pois facilitará o encontro de fotografias relacionadas. Será um método mais simples e intuitivo de encontrares todas as fotografias que contam com uma determinada pessoa.

As valências que o botão Lens oferecidas ao Google Fotos não desaparecerão com esta mudança. Continuará a ser possível procurar por objetos ou partes da fotografia com a respetiva seleção na fotografia.

No entanto, com o novo método introduzido agora no Fotos, a procura com o serviço Google Lens passará a ter mais uma etapa. Exigirá, claro, um período de adaptação para quem estava habituado a ter um atalho para o serviço diretamente na parte inferior do ecrã.

Apenas um restrito leque de utilizadores já tem acesso a esta novidade no Google Fotos. Tal demonstra o carácter de teste desta funcionalidade, mas esperamos que em breve seja disponibilizada para todos os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.