O Google Fotos pode estar prestes a receber uma novidade muito aguardada por quem se preocupa com a bateria do smartphone, avança o Android Authority.
Até agora, as opções de cópia de segurança da aplicação estavam quase exclusivamente focadas no consumo de dados. No entanto, havia uma lacuna evidente no controlo do impacto dos backups na bateria. Atualmente, quando o Google Fotos decide realizar cópias de segurança em segundo plano de forma intensiva, o utilizador pouco pode fazer para evitar o consumo excessivo de energia. Na prática, a única solução eficaz passa por desligar completamente os backups, algo pouco recomendável por vários motivos.
Como vai funcionar a nova ferramenta?
Porém, tudo indica que isso estará prestes a sofrer alterações. De acordo com a mesma fonte, que analisou a versão de testes da app, há uma nova funcionalidade dedicada precisamente à poupança de bateria.
Nas definições de cópia de segurança surge uma opção chamada "Otimizar cópia de segurança para poupar bateria". Esta ferramenta promete equilibrar o desempenho da sincronização com a autonomia do dispositivo. Quando ativada, limita a atividade do Google Fotos em segundo plano.
Em vez de enviar imediatamente cada fotografia ou vídeo após a captura, a aplicação passa a reduzir a frequência dos backups quando não está a ser utilizada ativamente. Quando for lançada oficialmente, os registos de multimédia captados ao longo do dia podem demorar mais tempo a aparecer na versão web ou a sincronizar com outros dispositivos.
É também possível que os backups sejam priorizados quando a aplicação é aberta manualmente, colocando a duração da bateria à frente da sincronização constante em segundo plano.