O recurso será familiar para qualquer utilizadores de computadores macOS que tenha tirado partido das "Pilhas" para arrumar o ecrã inicial. Na prática, o Google Fotos dar-nos-á um novo recurso de organização dos ficheiros no seu serviço de backup e armazenamento de imagens a chegar às várias plataformas.
Ainda que o seu impacto possa parecer diminuto, para quem tiver muitas fotos neste serviço, não temos a menor dúvida que será extremamente útil. Ao que tudo indica, a nova funcionalidade será apelidada Photo Stack, ou seja, pilhas de imagens para agrupar conteúdos similares.
Mais organização para os conteúdos no Google Fotos
As novidades foram expostas através da rede social X (ex Twitter) pelo programador AssembleDebug. Esta fonte detetou a presença, na versão 59 do serviço da Google a presença de uma nova funcionalidade de organização dos conteúdos. A mesma deverá chegar à app para Android, iOS e versão Web do Fotos.
Assim que as novas Stacks para as imagens forem disponibilizadas no serviço, o Google Fotos deverá agrupar automaticamente fotografias similares. Os utilizadores poderão ativar, ou desativar esta nova funcionalidade de organização dos conteúdos através de uma definição (ou preferência) a ficar disponível no ecrã inicial.
Portanto, assim que uma Photo Stack for criada, o utilizador poderá editar ou mudar a imagem de destaque da pilha de imagens. Será uma nova opção de organização dos ficheiros e conteúdos armazenados neste que é um dos melhores serviços Google.
Controlo ficará entregue ao utilizador do Google Fotos
Ainda que não exista, de momento, uma data apontada para a distribuição oficial deste recurso, é possível que até ao final do ano tenhamos novidades neste ponto. De qualquer modo, é sempre positivo constatar que a gigante norte-americana continua a aperfeiçoar este seu produto.
A propósito, recordamos que ainda recentemente a plataforma recebeu uma opção de criação de vídeos com recurso à IA. O utilizador pode pesquisar por pessoas, lugares e atividades na app do Fotos e editar o conteúdo para criar um pequeno vídeo com estes seus conteúdos (além da música de fundo a escolher).
Editores 4gnews recomendam: