Google Fotos atinge mil milhões de utilizadores ativos em apenas 4 anos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google anunciou que o Google Fotos é a sua nova plataforma a atingir a marca impressionante de mil milhões de utilizadores. O serviço chegou a esta marca no início deste verão, pouco mais de quatro anos depois de ser lançado na conferência Google I/O em 2015.

Para se ter uma noção da dimensão destes números, o Gmail demorou doze anos a chegar a esta marca. O Facebook e o Instagram, por exemplo, demoraram cerca de 8 anos a chegar lá. As comparações só tornam a marca mais notável.

O que favorece o Google Fotos

Embora rápida, esta ascensão do Google Fotos tem alguns fatores importantes que a favorecem e ajudam perceber a velocidade de crescimento:

  • O Google Fotos vem pré-instalado nos smartphones Android;
  • Está disponível em versão web;
  • É uma das melhores apps para iPhone e iPad;
  • Oferece armazenamento ilimitado (com compressão feita pela Google).

Anil Sabharwal, o vice-presidente da Google responsável pela criação do Fotos, aponta os vários fatores do sucesso. Em primeiro lugar, foi lançado no timing exato para um serviço capaz de aplicar inteligência artificial a milhões de fotografias armazenadas na nuvem.

“Temos esta enorme responsabilidade. São as memórias mais importantes das pessoas.”, disse Sabharwal em entrevista ao Fast Company. E para uma app que nasceu como parte do Google+ (que entretanto morreu), o Fotos tem-se portado bastante bem.

O Google Fotos atingiu os mil milhões de downloads na Play Store em 2017, mas tem agora esses mesmos utilizadores ativos. O serviço é também bastante querido entre os utilizadores de iOS, o que o universaliza. E ainda ontem a Google anunciou o Galeria Go, que é uma espécie de versão ‘Lite’ do Fotos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google lança Galeria Go: organizar as fotografias offline é agora mais leve
  • Google Fotos adiciona nova característica para os teus vídeos guardados
  • Google Fotos vai deixar-te organizar ainda melhor as tuas fotos. Descobre como
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.