Google Fotos introduz função extremamente útil para as tuas memórias

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Google Fotos é um dos melhores locais para salvaguardar as nossas fotografias e vídeos para mais tarde recordar. A pensar nisso, a tecnológica norte-americana continua a reforçar o seu serviço com mais controlos e uma função útil nas memórias apresentadas.

Recordamos que as "Memórias" são geradas de modo automático pelo algoritmo subjacente à aplicação e serviço. Agora, temos ainda mais detalhes presentes nos conteúdos que tornam estes momentos de nostalgia mais completos e bastante específicos.

Usas o Google Fotos? Há boas novidades para as "Memórias"

Primeiramente detetada pela publicação Android Police, as memórias do Google Fotos receberam recentemente uma atualização que acrescenta novas funções a esta funcionalidade extremamente popular. Com efeito, as "Memórias" estão entre as opções mais usadas pelos utilizadores, de acordo com os dados avançados pela própria tecnológica norte-americana.

Desse modo, é com naturalidade que vemos agora chegar ao Google Fotos as Definições das Memórias (Memories settings). Aí o utilizador pode ver mais informações sobre cada imagem captada e apresentada no Google Fotos.

Para tal basta fazer um swipe up (arrastar para cima) onde será apresentado um novo menu com mais detalhes. Assim, sempre que a nostalgia nos deixar curiosos para saber mais sobre um determinado conteúdo a ser exibido, já temos o local para o fazer.

Acede às "Memórias" e faz um swipe-up!

Será então apresentado um novo menu com informação detalhada. Aí veremos a hora, data, localização aproximada (com mapa), bem como os dados EXIF da fotografia ou vídeo. Aí consta também as informações da câmara fotográfica, entre outras informações.

A partir daí, com um deslize para a direita, também poderão adicionar a imagem a um novo álbum, ou a algum existente, entre outras opções de partilha. Mais ainda, caso o conteúdo apresente algum animal de estimação, também terão mais informações aí.

Também há um novo widget para apresentar as memórias no Android

Em síntese, a Google está a introduzir mais informações nesta função tão potenciadora da nostalgia nos utilizadores. Importa frisar que esta novidade é gradualmente distribuída pela própria Google, estando disponível na versão 5.53.0.388724750 para Android.

Entre as novidades há também um novo widget que podem usar - em tablets e smartphones Android - que pode apresentar as memórias geradas pelo Google no ecrã inicial do vosso dispositivo móvel.

De qualquer modo, todos os utilizadores podem já verificar a existência de atualizações disponíveis através da Google Play Store, para Android, ou App Store, para iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi devolve dinheiro a todos os que compraram o seu primeiro smartphone
  • Xiaomi distancia-se da Mi Store Portugal após fiasco das criptomoedas
  • OnePlus Nord 2: novo smartphone explode e faz soar os alarmes
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.