Google Fotos está ainda mais inteligente! Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com o Android Police, o Google Fotos vai receber uma função bastante útil: reconhecimento de texto nas imagens da tua galeria. Isto significa que se pesquisares "café", serão procuradas não só fotos de literalmente café mas imagens que tenham a palavra escrita. Vê alguns exemplos.

Esta pesquisa funciona através do OCR ou reconhecimento ótico de caractéres. As imagens são analisadas pelo algoritmo do Google Fotos e as palavras que aparecem na imagem são reconhecidas, dando origem às pesquisas.

Esta funcionalidade resulta até em outras línguas. Um dos exemplos mostra uma pesquisa feita em cirílico, o alfabeto russo. O Google Fotos reconhece outras línguas, não só inglês.

Google permite ainda copiar o texto lido para o telemóvel

Esta funcionalidade não estaria completa sem a possibilidade de pegar no texto lido nas imagens e transcrevê-lo para o telemóvel. Assim sendo, através do Google Lens, vais poder copiar, pesquisar ou mesmo traduzir o texto capturado nas fotografias.

O AndroidPolice adverte que os resultados nem sempre são positivos mas quando funciona, o reconhecimento de texto nas imagens é bastante bom, capaz de reconhecer texto até mesmo em partes mais pequenas e com menos qualidade da fotografia.

Quando estará disponível esta funcionalidade

A função de reconhecimento de texto em imagens está a ser carregada pelos servidores da Google, ou seja, não a recebes por atualização. A funcionalidade parece não ter ainda chegada a todos os dispositivos (no meu ainda não) mas será uma questão de tempo até a pesquisa do Google Fotos ficar ainda melhor no teu telemóvel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google surpreende ao revelar oficialmente o nome do Android Q!
  • HMD Global confirma que todos os Nokia serão atualizados para o Android 10
  • Google Home Mini: sucessora da coluna inteligente está a caminho
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.