Google Fotos: A tão esperada funcionalidade está a chegar! Colorir fotografias antigas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google fascinou-nos na sua conferência do Google I/O do ano passado com uma funcionalidade do Google Fotos que muitos esperam ansiosamente.

A Google prometeu que num futuro próximo os utilizadores iriam conseguir colorir as suas fotografias preto e branco apenas com o smartphone. Este tipo de funcionalidade é perfeita para quem tem fotografias antigas e gostava de ter uma ideia mais clara de como seriam nos dias de hoje. Infelizmente a tarefa parece mais complexa do que o esperado.

Isto porque passou mais de um ano e só agora é que começamos a ver os resultados. O website 9to5Google trouxe-nos alguns exemplos da característica a funcionar numa das suas versões Beta da aplicação e tenho de admitir que estou fascinado.

Exemplos da nova funcionalidade do Google Fotos

Nos exemplos abaixo irás ver à esquerda a fotografia na realidade. No centro a mesma fotografia a preto e branco e à direita a mais importante. A foto à direita é feita inteiramente com a nova funcionalidade. A característica consegue perceber as tonalidades de cinza e o meio envolvente para nos dar mais cor à foto.

Nesta primera imagem vemos que as tonalidades não são perfeitas mas andam lá perto. O Google Fotos deu um pouco de tons mais amarelados à fotografia. Ainda assim, está muito lá perto.

Na segunda foto temos o inverso. A foto tem menos tons amarelados mas consegue trazer a essência do nascer do sol pelas montanhas cinzentas.

Esta terceira foto está ainda melhor do que a original. Ao nos dar um tom mais puxado com HDR no céu azul. Não é o mais próximo da realidade mas, tal como os outros exemplos, anda muito lá perto.

Quando estará disponível a nova característica

Ainda não há datas para que a nova característica chegue a todos os smartphones, contudo, o evento do Google Pixel 4 é já no dia 15 de outubro e algo me diz que podemos perfeitamente ouvir mais sobre a nova funcionalidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • WhatsApp: alguns utilizadores começam a receber o Dark Mode! Vê as diferenças
  • Powerbank da Xiaomi liga o teu carro se ficares sem bateria
  • És cliente NOS? Aproveita 10GB de internet móvel grátis só por baixares a sua aplicação!
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.