Google Fotos: 5 dicas que devias conhecer na aplicação

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 4 min.

O Google Fotos é um dos serviços/aplicações da empresa de Mountain View que mais admiramos aqui na 4gnews. Depois de ter sido lançada em 2015 como uma simples galeria de fotos, hoje em dia é muito mais que isso.

Com as imensas funcionalidades que foram criadas e a implementação de inteligência artificial, é tudo o que precisas para gerir as tuas fotografias.

Uma das belezas do Google Fotos é a sua interface minimalista, que te permite navegar por toda a tua biblioteca de fotos sem qualquer entrave. No entanto, esse facto acaba também por fazer com que algumas das suas funcionalidades mais interessantes acabem por passar despercebidas.

Google Fotos é uma das aplicações que vais querer tirar o máximo proveito!

Por isso, venho apresentar-te 5 dicas que te vão ajudar a tirar o máximo proveito das capacidades do Google Fotos no teu smartphone. Esta é uma aplicação tão boa, que para além de manter as tuas fotos organizadas, conseguem também ajudar-te a poupar espaço no teu smartphone!

Pesquisa de imagens

Graças à implementação de capacidades relacionadas com inteligência artificial, o Google Fotos tem a capacidade para organizar as tuas fotos de forma autónoma. Esta organização é feita em 6 categorias: Locais, Vários, Vídeos, Colagens, Animações e Pessoas.

Numa vulgar galeria de imagens, a simples tarefa de encontrar uma fotografia/imagem específica pode ser um verdadeiro pesadelo. Especialmente se tiveres milhares de fotografias na tua biblioteca.

Por isso, habitua-te a utilizar a barra de pesquisa quando queres encontrar algum específico. Por exemplo, se estiveres à procura de fotos do teu cão, basta pesquisares por "cão" e vais ver o Google Fotos apresentar-te TODAS as fotos do teu cão num piscar de olhos. Se quiseres ser mais específico, podes experimentar o termo "cão no parque" e vai apresentar-te as fotos tiradas no dia que foste passear ao parque com o teu cão.

Reconhecimento facial

As funcionalidades de reconhecimento automático de categorias vai ainda mais longe, especialmente no que respeita ao reconhecimento facial. Se tens muitas fotografias de amigos e familiares, o Google Fotos vai automaticamente reconhecer as pessoas nas fotografias, criando álbuns individuais. Vais poder encontrar estes álbuns na categoria Pessoas.

Ou seja, em todas as fotos que o "João" aparece, vão estar reunidas num único álbum. Além disso, podes facilitar ainda mais a pesquisa de imagem no que respeita aos teus amigos e familiares. Ao associares um nome a determinado álbum, a aplicação vai associar o nome à cara. Assim, sempre que quiseres encontrar as fotos de determinado amigo, basta pesquisares pelo seu nome!

Libertação de memória interna

Já há algum tempo que a empresa de Mountain View oferece armazenamento ilimitado para fotografias na cloud (nuvem). No entanto, são muitos os utilizadores que ainda não tiram proveito desta oferta.

Além de garantir que consegues ter acesso às tuas fotografias em qualquer lugar, seja num qualquer smartphone, tablet ou computador. Esta funcionalidade vai ainda permitir que poupes quantidades incríveis de memória interna no teu smartphone.

Google Fotos Dicas

Ao ativares a cópia de segurança automática das tuas fotografias, vais poder com um simples clique, eliminar todas as fotografias duplicadas. Ou seja, eliminar a cópia que está a ocupar espaço no teu smartphone, ficando apenas com a que está armazenada online.

Este processo não vai fazer com que nenhuma foto desapareça do Google Fotos, estando sempre acessível da mesma forma como quando estava na memória do smartphone.

Partilha de links para fotografias

Existem várias formas de partilhas fotografias com os teus amigos e familiares. Mas, muitas vezes, acabamos por nos esquecer de uma das formas mais práticas, a partilha um simples link.

Podes utilizar esta funcionalidade para partilhar uma fotografia sem que a imagem fique a ocupar espaço extra no teu smartphone ou no da outra pessoa. Esta opção revela-se ainda mais interessante quando queres partilhar um álbum completo. Certamente que enviar 200 fotografias através do WhatsApp não é a tarefa mais agradável do mundo. Assim, com a partilha de um simples link, podes conceder acesso ao teu álbum sem qualquer trabalho.

Criar colagens/montagens

Existem na Google Play Store centenas de aplicações que prometem criar as colagens de fotografias perfeitas. Mas, a verdade é que não precisas de estar a encher o teu smartphone com mais aplicações desnecessárias.

O Google Fotos consegue criar colagens de fotografias (entre 2 a 9 fotos) sem qualquer problema, em apenas alguns segundos. Ainda mais, quando tiras várias fotografias num curto espaço de tempo, muito provavelmente a aplicação vai acabar por criar uma colagem automática das mais importantes.

Esta é sem dúvida uma excelente ferramenta para criar colagens/montagens de fotografias para partilhares nas redes sociais.

Editores 4gnews recomendam:

Vodafone ofereceu um serviço de apoio técnico como nunca vi!

Uma junção de Emojis! Transforma as tuas fotografias com este website

Garena Free Fire: Dicas infalíveis para ganhar o jogo

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.