Google Files: app mais usada para poupar espaço no telefone ganha ferramenta ideal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação Google Files, ou simplesmente Files da Google, é uma das soluções mais eficazes e populares para poupar espaço no telefone e apagar arquivos não usados. Trata-se de uma app grátis entras as várias disponibilizadas pela Google e, muito em breve, receberá uma das funções mais pedidas.

Agora que o Fotos da Google não disponibiliza armazenamento ilimitado, a menos que queriam pagar pelo serviço, é bastante aconselhável manter o armazenamento sob controlo. A pensar nisso, a Google continua a otimizar a sua Files com novas funções de remoção, seleção e scan automático de apps, ficheiros e arquivos que possam querer remover do dispositivo móvel.

Há novas funções a caminho da app Google Files para Android

Em causa está uma nova opção de remoção automática de ficheiros possivelmente duplicados. Isto é, arquivos que possam ter guardados duas vezes no armazenamento local, ou já alojados no Google Fotos, ou outro serviço de backup e que continuam a ocupar espaço no armazenamento local.

Tendo sido uma das queixas e pedidos mais recorrentes dos utilizadores desta app Google para Android, a tecnológica norte-americana está agora a desenvolver uma solução. As novidades foram noticiadas primeiramente pela publicação 9to5Google e dão conta de um novo automatismo para gestão do armazenamento.

Na prática, ao ativar a nova ferramenta opcional, as fotografias antigas e vídeos já esquecidos, mas ainda armazenados localmente no smartphone serão automaticamente apagados. Isto só ocorrerá caso tais ficheiros já estiverem salvaguardados no backup feito no serviço Google Fotos. Desse modo, não correrão o risco de ficar sem os vídeos e / ou imagens em questão.

Remoção automática de ficheiros já salvaguardados no Google Fotos

A função chegou em primeiro lugar aos smartphones Google Pixel. No entanto, de acordo com a fonte esta nova opção chegará à versão geral da app para Android. Desse modo, toda a comunidade de utilizadores poderá tirar partido desta novidade.

Até ao momento, este tipo de gestão tinha que ser feito manualmente. O utilizador era alertado, pela app, dos arquivos e fotos repetidas, mas tinha que ser ele a selecionar os arquivos, ou dar ordem de eliminação.

Futuramente, este processo será automatizado. De qualquer modo, os ficheiros não desaparecerão de imediato. Isto é, mesmo que sejam eliminados pela Files da Google, durante 60 dias estarão presente no "Lixo" antes de serem efetivamente eliminados.

Segundo a fonte, esta salvaguarda será agilizada pela função "Smart Storage" da aplicação Google. De qualquer modo, esta "novidade" já fora avistada em 2016 com o Android Nougat que fazia algo muito similar, na prática, e nas funções disponibilizadas.

Por fim, atualmente este recurso já está disponível para os utilizadores de smartphones Google Pixel. Para os demais, será uma questão de tempo até que fique oficialmente disponível.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Watch 4 tem estas novas pulseiras com um bom segredo
  • Xiaomi faz alegações ousadas relativamente à carga rápida a 120 W
  • Realme GT Neo2: smartphone mostra o seu verdadeiro poder, cuidado Xiaomi!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.