Google fez tudo para que os Samsung Galaxy usem o seu motor de busca

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A posição dominante da gigante norte-americana no mercado dos motores de busca é incontestável. Aliás, o próprio Google é sinónimo de pesquisas online e tudo quanto queiramos saber terá, uma ou outra resposta, através do seu poderoso motor de busca.

Ainda assim, a Google não se terá coibido de fazer tudo quanto pudesse para que os utilizadores de tablets e smartphones Samsung Galaxy usem o seu motor de busca e demais serviços. As conclusões são agora apontadas pelo The Wall Street Journal.

Google quer estar presente em todos os smartphones

Samsung Google

Independentemente do dispositivo que possam ter no bolso, há uma enorme probabilidade de terem o motor de busca da Google. Seja da Samsung, OPPO, Xiaomi, OnePlus, Lenovo, Honor e tantas outras marcas, até os iPhone da Apple usam a sua pesquisa Google.

Aliás, pese embora tenhamos ouvido alguns rumores da possível remoção do Google em detrimento do Bing da Microsoft ao longo deste ano, face às comprovadas capacidades do motor de busca da Microsoft imbuído de IA, a Google não ficou quieta.

E ainda que a referida mudança para o Bing nunca se tenha materializado, segundo avança agora a publicação supracitada, a Samsung terá tentado pelo menos simplificar o processo de escolha. Tudo com o intuito de dar aos seus utilizadores uma maior escolha.

Samsung e Google estavam adstritas ao cumprimento de um acordo prévio

Sucintamente, a gigante sul-coreana seria obrigada a pagar uma indemnização multimilionária à Google caso facilitasse a utilização de outro motor de busca que não o referido. Isto face ao acordo previamente assinado entre ambas as empresas tecnológicas, resultando inevitavelmente numa disputa legal.

Assim sendo, apesar de ter cogitado dar aos utilizadores dos seus dispositivos Samsung Galaxy uma maior abertura e possibilidade de escolha, a situação foi rapidamente revertida.

Mais ainda, ambas as empresas têm estabelecido um acordo mutuamente benéfico, com uma boa relação estabelecida entre ambas as partes. Por isso, foi muito mais fácil desistir da ideia de dar mais incentivos aos utilizadores para explorarem outros motores de busca.

Conseguem imaginar uma vida sem a Google?

A landmark trial is providing a rare glimpse into how Google cemented its status as a major gateway to the internet—a position the Justice Department says it has maintained through illegal, restrictive agreements https://t.co/W5ofztquem

— The Wall Street Journal (@WSJ) 26 de setembro de 2023

Em todo o caso, um cenário similar verifica-se não só na Samsung, como também na Apple e com a esmagadora maioria das tecnológicas atuais. Ou seja, contar-se-ão pelos dedos as fabricantes de dispositivos móveis que não terão acordos similares nos seus contornos gerais ao que agora ficamos a conhecer.

Em todo o caso, é certo que o Google tem o maior apelo entre todos os motores de busca atuais. Certo é que a tecnológica de Mountain View zela bem pelos seus interesses, mas sinceramente torna-se já difícil imaginar uma vida sem os seus serviços.

Em todo o caso, continua assim a batalha legal entre a Justiça norte-americana, no caso anti-monopólio em curso, e a tecnológica que nos trouxe o Android, Maps, Gmail e tantos outros serviços e produtos.

Much of the DOJ’s antitrust case against Google has unfolded behind closed doors, prompting criticism of the judge by some advocacy groups https://t.co/mq1T6Lde2b

— The Wall Street Journal (@WSJ) 28 de setembro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.