Google fecha página que dava a conhecer a distribuição do Android

Carlos Oliveira
Comentar

Outrora, a Google dava a conhecer mensalmente os números referentes à distribuição do Android. Essa prática mudou, sendo que os últimos dados oficiais disponíveis datam de maio de 2019.

Quase um ano depois da última atualização da distribuição do Android, a Google fechou essa página. Esta decisão foi tomada recentemente pela empresa, sem avançar com nenhuma justificação.

Com esta medida, a Google deixará de anunciar ao público geral o quão fragmentado está o seu sistema operativo. E a julgar pelos números dos últimos anos, a norte-americana não tem muito a perder com isso.

Pixel 4

Números de distribuição do sistema operativo agora só no Android Studio

Na página que outrora dava a conhecer a distribuição do Android temos uma nota de que esses números estão agora disponíveis no Android Studio. Esta é uma plataforma desenhada para quem desenvolve aplicações para o sistema operativo da Google.

De agora em diante, apenas os programadores terão acesso a uma tabela que lhe dá uma ideia de quantos utilizadores perderão consoante a versão mínima suportada pelas suas aplicações. Mesmo assim, a Google não revela a quota de mercado que cada versão tem atualmente no mercado.

Este sempre foi o propósito da Google ao dar a conhecer o estado da distribuição do Android. No entanto, todos serviam-se deles para criticar o quão fragmentado o sistema operativo era, sobretudo quando comprado com o iOS.

Android Pie ainda é a versão mais popular no mundo

Perante esta mudança de política, a 9to5 Google não se coibiu de ver os números presentes no Android Studio. Tendo como base essas informações, a publicação lançou uma estimativa de como está hoje o paradigma mundial do Android.

  1. Android Pie - 31.3%
  2. Android Oreo - 21.3%
  3. Android Nougat - 12.9%
  4. Android Marshmallow - 11.2%
  5. Android Lollipop - 9.2%
  6. Android 10 - 8.2%
  7. Android KitKat - 4%
  8. Android Jelly Bean - 1.7%
  9. Android Ice Cream Sanduich - 0.2%

De acordo com esta tabela, é o Android Pie quem domina entre os smartphones com o sistema operativo da Google. Importa relembrar que esta versão foi lançada em 2018.

Sem grande surpresa, constatamos que o Android 10 - a versão mais recente - tem apenas 8.2% de quota de mercado. Um número manifestamente abaixo do desejável, mas que não surpreende ninguém.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.