Google faz aviso de segurança importante sobre a Huawei

Bruno Coelho
2 comentários

Desde maio do ano passado que a Huawei enfrenta um banimento por parte do governo dos Estados Unidos, por alegadas suspeitas de espionagem. Isso levou a que fabricante chinesa visse as suas relações afetadas com empresas como a Google.

Os smartphones mais recentes da empresa, como o Mate 30 Pro, continuam a ter Android (por este ser um sistema de código aberto), mas não têm os importantes serviços da Google. Isso faz com que não estejam certificados para ter apps tão importantes como o Youtube, o Maps, o Gmail ou a própria Play Store.

Depois de ser questionada pelos utilizadores da possibilidade de estes instalarem os serviços da Google via sideload (de forma não oficial), a Google decidiu vir a público dar esclarecimentos aos utilizadores.

Google recomenda que não instales os seus serviços de forma não oficial

Como seria de esperar, a Google recomenda aos utilizadores que não instalem as suas apps e serviços desta forma pelo “alto risco de instalarem uma app que foi alterada ou violada de formas que possam comprometer a segurança do utilizador”.

“Por causa das restrições governamentais, os novos dispositivos da Huawei disponíveis após 16 de maio de 2019, não puderam passar pelo processo de segurança nem têm o Play Protect instalado. Como resultado, são considerados “não certificados”, e não poderão utilizar as apps e serviços da Google”, pode ler-se no comunicado partilhado pelo 9to5Google.

A Google mostra-se particularmente preocupada com o utilizador comum que quer instalar uma app como o Youtube, e vai procurar na internet como instalar apps via sideload em fontes que podem ser de fontes maliciosas. É o mesmo que dizer que, se tens um Huawei nestas condições, deves ter atenção de onde provêm as apps que instalas no teu smartphone.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.